A partir do dia 01 de junho, o GNT vai apresentar uma programação especial para trazer visibilidade ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+. Todas as quartas-feiras, o “Saia Justa” contará com uma série semanal de matérias mostrando pessoas LGBTQIAP+ e suas histórias, pela perspectiva do acolhimento familiar. Já às segundas o “Papo de Segunda” terá o quadro inédito “É Um Orgulho”, que vai mostrar depoimentos de pessoas emblemáticas da comunidade e pontuar os avanços alcançados nos últimos anos, como inclusões no mercado de trabalho, leis que foram sancionadas e indivíduos que ganharam visibilidade. Alguns dos convidados, que representarão diferentes setores da sociedade, são de áreas como psicanálise, literatura, ciência, transempregos, entre outros.
Além dos programas ao vivo, o canal exibe também, na sequência do Papo de Segunda, todas as segundas, à 00h, documentários que tratam as questões de diversidade, com atletas transsexuais, poder da comunidade lésbica, relatos de experiências de pessoas trans não-binária, entre outros temas. E, ao longo do mês, o GNT traz a campanha “Orgulho. É o que nos une", em que será exibida nos intervalos comerciais uma peça conceitual construída com frases representativas e positivas sobre o orgulho, com a intenção de exaltação, amor e acolhimento. O público também poderá conferir conteúdos com falas impactantes sobre a temática, empacotados com a frase “Já Pensou Por Esse Lado”.
“O GNT sempre buscou estar em sintonia com a sociedade e com o que acontece no contexto social, e o movimento LGBQIAP+ é uma questão de todos. Nosso propósito é abrir conversas e potencializar diálogos diversos e transformadores, e, com a nossa programação especial do Mês do Orgulho, queremos inspirar, informar e conscientizar o público ainda mais sobre esse tema”, comenta Fabiana Gabriel, gerente de Marketing e Digital do GNT, VIVA e Modo Viagem.
No dia 22 de junho, na última quarta-feira do mês, o Saia Justa traz um programa temático com a participação de Linn da Quebrada. No dia 28, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, vai ao ar uma seleção de episódios de programas já exibidos no canal em anos anteriores: “Liberdade de Gênero” e “Família é Família”, com histórias inspiradoras.
Documentários da programação especial do Mês do Orgulho LGBTQIAP+
Segundas, logo após o "Papo de Segunda"
- 13 de junho: Documentário inédito “Balé da Resistência”. O filme celebra a companhia de dança Les Ballets Trockadero de Monte Carlo, uma trupe de drag ballet exclusivamente masculina. Há 45 anos, os bailarinos dos Trocks correm grandes riscos para praticarem sua versão de paródia de balé clássico, e o longa evidencia as questões de gênero, inclusão e justiça social que eles enfrentam.
- 20 de junho: “Quem Pode Jogar”, de Marcos Ribeiro, revela como quatro corajosos atletas transexuais treinam, jogam e enfrentam as barreiras do preconceito no esporte.
- 27 de junho: Documentário inédito “Ahead of the Curve”. O público poderá acompanhar a visibilidade e o poder da comunidade lésbica desde o início dos 90 até os dias atuais, por meio da história da fundação da revista Curve, por Franco Stevens.
Dia do Orgulho LGBTQIAP+ (28 de junho)
- 23h30: Episódio “Não Binários”, da série “Liberdade de Gênero”. A trama acompanha duas histórias de jovens que não se reconhecem nem como homem, nem como mulher. Ainda no programa, a cantora Liniker e os tatuadores Lune, Jesse e Benett relatam suas experiências como pessoas trans não-binárias.
- 00h: Episódio de “Liberdade de Gênero”, com Linn da Quebrada, que se declara “bixa travesty” e conta que não faz música para ser artista, mas para ser ouvida.
- 00h30: “Pela Liberdade de Ser”, episódio da série “Família é Família”. A atração mostra a história de amigos que moram juntos e afirmam sua identidade no mundo. Em Porto Alegre, amigas que trabalham em uma ocupação feminista, e, no Rio de Janeiros, amigos drags que trabalham juntos na cena drag.