Nos novos episódios, que estreiam no Canal Futura no próximo dia 3, série usa animações, clipes e memes para tratar de temas como democracia, saúde mental dos jovens e emergência climática
O Reload está de volta ao Futura com notícias feitas por jovens e para jovens. O Canal Reload ( canalreload) estreia sua segunda temporada no Canal Futura ( canal_futura) no próximo dia 3 de junho (sexta-feira), às 21h, com a missão de “descomplicar” as notícias e democratizar a informação, utilizando linguagens que falam diretamente o público jovem, como clipes e animações.
A iniciativa reúne conteúdo produzido na web por dez organizações jornalísticas independentes e premiadas. A série “Reload no Futura” também pode ser assistida no canal do Futura no YouTube e pelas plataformas Globoplay e Canais Globo.
Em ano eleitoral, o episódio de estreia fala sobre democracia e representatividade no país, e também sobre a importância do envolvimento das juventudes nas lutas pelos seus direitos.
Ao longo da temporada, a série, que será apresentada pela paulista do Capão Redondo, Tawane Theodoro (@pretata_) e o pernambucano Júnior Cardeal (@juniorgrama), vai descomplicar ainda os temas saúde mental, em especial em relação aos jovens no pós-pandemia; agrotóxicos e seus riscos para a saúde e o meio ambiente; identidade de gênero e transfobia; a luta pelo direito à terra que mobiliza agricultores, povos originários e ativistas; a situação dos direitos das mulheres no Brasil; e emergência climática e o papel dos jovens no enfrentamento a seus impactos.
E encerrando a série, como já virou tradição, o episódio “Reload de Boa” traz apenas boas notícias.
"A segunda temporada do Reload no Futura chega para apresentar fatos e provocar reflexões de forma dinâmica e inovadora. A linguagem de cada episódio fala de jovens para jovens, mas as discussões impactam toda a sociedade brasileira", diz Cristiano Reckziegel, coordenador de Jornalismo do Futura.
“Atualmente o Canal Reload se conecta com mais de 50 mil seguidores de todo Brasil por meio das redes sociais fazendo a notícia circular nas timelines de jovens de todo o país. A experiência de levar nosso conteúdo para outras telas é sempre desafiadora e instigante, por isso estamos muito felizes em estar de volta ao Canal Futura com essa segunda temporada, usando formatos inovadores para tratar de temas relevantes para a juventude brasileira”, comenta Sofia Amaral, roteirista e produtora executiva da série.