A chef francesa Hélène Darroze desvenda os segredos do haggis escocês enquanto o peruano Virgilio Martinez constrói o forno huatia, dos incas
A série “Jornadas Culinárias” apresenta neste sábado, 28 de maio (21h45), duas histórias que mergulham nas tradições. Uma delas é a viagem da chef francesa três estrelas Michelin, Hélène Darroze, a Edimburgo, para aprender um prato símbolo da Escócia: o haggis. Embora enfrente muitas críticas, essa opção gastronômica é tão importante que tem até um dia para chamar de seu. É a festa Burns Supper, realizada em homenagem ao poeta escocês Robert Burns, autor do poema “Address to a Haggis”. Hélène participa da celebração e descobre os segredos da preparação da iguaria, que consiste em uma tripa de ovelha recheada com os miúdos, como coração, rins, fígado e pulmões.
Do outro lado do Atlântico, em paisagens não menos surpreendentes, o “Jornadas Culinárias” viaja pelos Andes na companhia do chef peruano Virgilio Martinez. Ele é famoso por suas andanças pelas cidades do interior em busca de ingredientes antigos e das tradições incas, incluindo receitas e formas de cozinhar. Na província de Acomayo, próxima à região de Cusco, Martinez conhece os segredos para construir e cozinhar no huatia, um forno de barro que era utilizado no Império Inca. O chef investiga se é possível ou não reproduzir o huatia numa cozinha profissional.
A série internacional “Jornadas Culinárias" é exibida aos sábados (21h45), pela CNN Brasil.