CNN no Plural fala de inclusão profissional na área jurídica

Foto: Divulgação

As iniciativas da OAB-SP e de escritórios de advocacia para promover a inclusão


A importância da inclusão social na área jurídica é o tema do CNN No Plural desta quarta-feira (01.06), na CNN Rádio e na CNN Brasil.  O mercado de trabalho em alguns setores do Direito ainda é restrito a quem tem indicação ou familiares atuando na área. Porém, algumas iniciativas começam a mudar essa situação.

Além de adotar compromissos para promover a equidade racial na entidade, a Organização dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo aprovou uma proposta para que os escritórios de advocacia cumpram cotas raciais nas indicações do Quinto Constitucional. O dispositivo jurídico é utilizado para definir que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público e não por juízes de carreira.

Na CNN Rádio, pela manhã, Letícia Vidica entrevista o presidente da Comissão Permanente de Igualdade Racial da OAB-SP, Irapuã Santana, que explica os aspectos mais relevantes dessa situação. Santana também participa da reportagem de Matheus Meirelles para o “CNN Prime Time”, com produção de Talita Amaral. O quadro apresenta iniciativas do escritório Mattos Filho para promover diversidade e inclusão.

A reportagem também ouviu o advogado Ruy Dourado, sócio fundador do escritório Dourado & Cambraia Advogados, que está lançando um projeto de inclusão na área jurídica, com o objetivo de ampliar o acesso às vagas de trabalho para os estudantes de Direito de baixa renda nos escritórios de advocacia. Matheus traz, ainda, a opinião de estudantes de Direito sobre inclusão social no mercado de trabalho da área jurídica.


“CNN no Plural” é exibido às quartas-feiras de manhã, pela CNN Rádio, e no final da tarde, durante o programa "Prime Time", pela CNN Brasil. Os episódios estão disponíveis em todas as plataformas do canal.

CNN no Plural fala de inclusão profissional na área jurídica CNN no Plural fala de inclusão profissional na área jurídica Reviewed by Pablo on maio 31, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.