Saxofonista carioca já acompanhou grandes nomes da música brasileira
A TV Brasil leva ao ar no sábado (16), às 23h15, o segundo programa inédito da nova temporada do Cena Instrumental. Desta vez, a atração da emissora pública recebe o Yuri Villar Quarteto para um show exclusivo e uma entrevista descontraída com a apresentadora Bia Aparecida.
Yuri Villar é saxofonista, compositor e arranjador carioca. Em homenagem ao músico Carlos Malta - uma de suas referências ao lado de Led Zeppelin e Egberto Gismonti -, Yuri prepara o lançamento do single “Samba Maltês”.
Durante este episódio do Cena Instrumental, o artista traz um repertório de primeira qualidade, com diversas composições de sua autoria: “Na Banguela”, “Oxumaré”, “O Sorriso do Chico”, “Vidas Secas”, “Trem Bala”, “Futuro Agora”, “Jade” e “La Hojarasca”.
Em 2019, Yuri Villar lançou seu primeiro disco autoral, “Futuro Agora”, inspirado no processo da chegada do filho Matias. O álbum traz composições com estilos diferentes em um passeio pelos vários trabalhos de sua trajetória eclética.
Hoje o instrumentista integra os grupos Bondesom e Relógio de Dali. Atuante na cena carioca desde o início da década de 1990, Yuri já fez parte da Itiberê Orquestra Família e do grupo Água Viva e acompanhou grandes nomes da música brasileira como Teresa Cristina, Roberta Sá, Geraldo Azevedo e Hermeto Pascoal.
Sobre a produção
Admirada no país e no exterior, a música instrumental ganha uma janela para o público na TV Brasil durante o programa Cena Instrumental, produção apresentada pela jornalista e cantora Bia Aparecida na telinha da emissora pública.
O Cena Instrumental busca ampliar os horizontes da música na televisão aberta ao mostrar toda a inventividade, potência e criatividade desse estilo que não se prende a gêneros ou a rótulos.
Jazz, rock, blues, regional, frevo, baião, choro e baladas são algumas das sonoridades executadas com liberdade e improvisos que atestam o virtuosismo dos convidados.
No ar aos sábados, às 23h15, o programa apresenta personalidades consagradas e também artistas da nova geração que mesmo com pouco tempo de estrada já se destacam no cenário musical.
O Cena Instrumental ainda traz entrevistas exclusivas com os convidados o que aprofunda a experiência do público com o universo da rica música instrumental brasileira.