A Fundação Padre Anchieta lamenta profundamente o falecimento da escritora Lygia Fagundes Telles, no último domingo (3/4), aos 98 anos. E como forma de agradecimento à sua ilustre conselheira por mais de duas décadas, a TV Cultura prestará uma semana de homenagens à autora. Serão exibidos grandes momentos de Lygia em sua programação, incluindo o Roda Viva, o programa Autor por Autor sobre a escritora assinado por Maria Adelaide do Amaral e o documentário Lygia, Uma Escritora Brasileira.
Na terça-feira (5/4), às 23h30, irá ao ar o documentário Lygia, Uma Escritora Brasileira. Com depoimentos de personagens que pontuaram a história da escritora - como Jô Soares, Tati Bernardi e Ignácio de Loyola Brandão - e utilizando o vasto material de acervo da emissora, o filme leva ao telespectador características pouco conhecidas da autora, além de evidenciar a contemporaneidade de sua obra.
Na sexta-feira (8/4), às 23h30, será apresentado Autor por Autor - Lygia por Lygia. Com direção de Paulo Markun e texto da escritora e dramaturga Maria Adelaide Amaral, o programa mistura interpretações das atrizes Eva Wilma e Regina Braga, e do ator Luciano Chirolli, com depoimentos inéditos de Lygia Fagundes Telles.
No sábado (9/4), a partir das 23h30, o público irá rever o Roda Viva com Lygia Fagundes Telles, gravado em 1996. Na sequência, serão apresentados o Vox Populi com a escritora, à 01h00, e o Contos da Meia-Noite, às 02h00.
A dama da literatura brasileira
A escritora foi um dos maiores expoentes da literatura do país e integrava a Academia Brasileira de Letras desde 1985.
Conhecida como "a dama da literatura brasileira", Lygia recebeu o prêmio Camões em 2005 e o prêmio Jabuti em 1966, 1974 e 2001. A escritora também teve obras traduzidas para diversos outros idiomas.
Como conselheira da Fundação Padre Anchieta por mais de 20 anos, deu importante contribuição à TV Cultura e as Rádios Cultura, com sua grande sabedoria e brilhantismo, sempre à frente de seu tempo. |