Cena Instrumental e Partituras têm episódios temáticos que marcam data
Para celebrar o Dia Internacional do Jazz, comemorado no dia 30 de abril, a TV Brasil preparou uma programação especial temática dedicada ao estilo musical.
No sábado (30), o Cena Instrumental exibe às 23h15 o show do Afro Coltrane, em um tributo ao lendário jazzista John Coltrane. Já no domingo (1), à 0h30, o Partituras reúne momentos do programa em que o jazz se encontrou com a música de câmara em orquestras, conjuntos e até mesmo com a Luther College Jazz Orchestra, dos Estados Unidos.
Idealizado pelo baterista argentino Roberto Rutigliano, o Afro Coltrane, atração do Cena Instrumental, é um projeto que homenageia o ícone John Coltrane com arranjos que exploram os ritmos latinos e brasileiros. A performance conta com a participação luxuosa do saxofonista, compositor e arranjador mineiro Nivaldo Ornelas, que já gravou com Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, entre outros.
A banda é formada por Antonio Guerra (piano e teclado), pianista premiado pelo festival Mimo; Didac Tiago (percussão), percussionista e diretor do Rio Maracatu; Jefferson Lescowich (contrabaixo), que acompanha o compositor e cantor Dori Caymmi, além de nomes como Marcos Valle, Mauricio Einhorn e Chico Batera; e Roberto Rutigliano (bateria), produtor do grupo.
O repertório do show gravado com exclusividade para o programa da emissora pública inclui “Jardim América”, “After The Rain”, “Naima”, “Central Park West”, “Lover”, “Like Sonny” e “Giant Steps”.
Durante o Partituras, a produção exibe um recital da Luther College Jazz Orchestra, renomado grupo instrumental universitário norte-americano. A atração musical também leva ao ar espetáculos comandados pelo Quaternaglia Guitar Quartet - quarteto de violões fundado em 1992 em São Paulo -; Diogo Monzo Trio - grupo formado pelo pianista Diogo Monzo, o baterista Di Stéffano e o baixista Bruno Rejan -; e João Carlos Assis Brasil - um dos mais importantes nomes do piano no país.
Confira abaixo o repertório dedicado ao jazz desta edição especial do programa:
LUTHER COLLEGE JAZZ ORCHESTRA
Black Bottom Stomp – Estilo de Nova Orleans (Ferdinand “Jelly Roll” Morton)
Amad (Duke Ellington e Billy Strayhorn)
Goin’ To Chicago (Count Basie e Jimmy Rushing)
The Peanut Vendor (Moisés Simons)
QUATERNAGLIA GUITAR QUARTET
Danças Sinfônicas de West Side Story – Leonard Bernstein - arranjo Thiago Tavares
Prólogo (Allegro moderato)
Mambo (Meno presto)
Cha-cha (Andantino com grazia)
Meeting Scene (Meno mosso)
Cool Fugue (Allegretto)
Final (Adagio)
DIOGO MONZO TRIO
Ninho de Vespa (Dori Caymmi e Paulo Cézar Pinheiro)
The Dolphin (Luiz Eça)
Bebê (Hermeto Pascoal)
JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL
Suíte (Chiquinha Gonzaga)
Asa Branca (Luiz Gonzaga)
O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos)
Dia Internacional do Jazz
Celebrado em 30 de abril, o Dia Internacional do Jazz foi criado pela UNESCO em 2011. O objetivo é lembrar a importância do gênero musical e sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.
Marcado pela criatividade e improvisação, o jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura. O estilo musical tem origem nos Estados Unidos, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo se popularizado nas primeiras décadas do século XX.
New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie são alguns dos grandes nomes deste gênero musical.
Sobre o Cena Instrumental
Admirada no país e no exterior, a música instrumental ganha uma janela para o público na TV Brasil durante o programa Cena Instrumental, produção apresentada pela jornalista e cantora Bia Aparecida na telinha da emissora pública.
O Cena Instrumental busca ampliar os horizontes da música na televisão aberta ao mostrar toda a inventividade, potência e criatividade desse estilo que não se prende a gêneros ou a rótulos.
Jazz, rock, blues, regional, frevo, baião, choro e baladas são algumas das sonoridades executadas com liberdade e improvisos que atestam o virtuosismo dos convidados.
No ar aos sábados, às 23h15, o programa apresenta personalidades consagradas e também artistas da nova geração que mesmo com pouco tempo de estrada já se destacam no cenário musical.
O Cena Instrumental ainda traz entrevistas exclusivas com os convidados o que aprofunda a experiência do público com o universo da rica música instrumental brasileira.
Sobre o Partituras
Lançado pela TV Brasil em 9 de março de 2014, o programa busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta.
Além das apresentações, o Partituras ainda traz o depoimento dos artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir aspectos interessantes sobre as obras executadas.
Para a nona temporada, a atração reúne apresentações especiais em homenagem a compositores consagrados que são referência na música erudita. A produção ainda mescla concertos em grandes palcos com musicais para pequenas formações ou mesmo executados por solistas Os episódios também contam com performances de novos talentos da arte nacional e músicos brasileiros de orquestras renomadas.
Os recitais exibidos pela emissora pública na telinha podem ser conferidos semanalmente nas redes sociais do canal e no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e também por meio do endereço play.ebc.com.br. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC.