TV Brasil celebra Dia Internacional do Jazz com programação especial

Foto: Divulgação

Cena Instrumental e Partituras têm episódios temáticos que marcam data


Para celebrar o Dia Internacional do Jazz, comemorado no dia 30 de abril, a TV Brasil preparou uma programação especial temática dedicada ao estilo musical.

No sábado (30), o Cena Instrumental exibe às 23h15 o show do Afro Coltrane, em um tributo ao lendário jazzista John Coltrane. Já no domingo (1), à 0h30, o Partituras reúne momentos do programa em que o jazz se encontrou com a música de câmara em orquestras, conjuntos e até mesmo com a Luther College Jazz Orchestra, dos Estados Unidos.

Idealizado pelo baterista argentino Roberto Rutigliano, o Afro Coltrane, atração do Cena Instrumental, é um projeto que homenageia o ícone John Coltrane com arranjos que exploram os ritmos latinos e brasileiros. A performance conta com a participação luxuosa do saxofonista, compositor e arranjador mineiro Nivaldo Ornelas, que já gravou com Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, entre outros.

A banda é formada por Antonio Guerra (piano e teclado), pianista premiado pelo festival Mimo; Didac Tiago (percussão), percussionista e diretor do Rio Maracatu; Jefferson Lescowich (contrabaixo), que acompanha o compositor e cantor Dori Caymmi, além de nomes como Marcos Valle, Mauricio Einhorn e Chico Batera; e Roberto Rutigliano (bateria), produtor do grupo.

O repertório do show gravado com exclusividade para o programa da emissora pública inclui “Jardim América”, “After The Rain”, “Naima”, “Central Park West”, “Lover”, “Like Sonny” e “Giant Steps”.

Durante o Partituras, a produção exibe um recital da Luther College Jazz Orchestra, renomado grupo instrumental universitário norte-americano. A atração musical também leva ao ar espetáculos comandados pelo Quaternaglia Guitar Quartet - quarteto de violões fundado em 1992 em São Paulo -; Diogo Monzo Trio - grupo formado pelo pianista Diogo Monzo, o baterista Di Stéffano e o baixista Bruno Rejan -; e João Carlos Assis Brasil - um dos mais importantes nomes do piano no país.

Confira abaixo o repertório dedicado ao jazz desta edição especial do programa:


LUTHER COLLEGE JAZZ ORCHESTRA

Black Bottom Stomp – Estilo de Nova Orleans (Ferdinand “Jelly Roll” Morton)

Amad (Duke Ellington e Billy Strayhorn)

Goin’ To Chicago (Count Basie e Jimmy Rushing)

The Peanut Vendor (Moisés Simons)


QUATERNAGLIA GUITAR QUARTET

Danças Sinfônicas de West Side Story – Leonard Bernstein - arranjo Thiago Tavares

Prólogo (Allegro moderato)

Mambo (Meno presto)

Cha-cha (Andantino com grazia)

Meeting Scene (Meno mosso)

Cool Fugue (Allegretto)

Final (Adagio)


DIOGO MONZO TRIO

Ninho de Vespa (Dori Caymmi e Paulo Cézar Pinheiro)

The Dolphin (Luiz Eça)

Bebê (Hermeto Pascoal)


JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL

Suíte (Chiquinha Gonzaga)

Asa Branca (Luiz Gonzaga)

O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos)


Dia Internacional do Jazz

Celebrado em 30 de abril, o Dia Internacional do Jazz foi criado pela UNESCO em 2011. O objetivo é lembrar a importância do gênero musical e sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. 

Marcado pela criatividade e improvisação, o jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura. O estilo musical tem origem nos Estados Unidos, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo se popularizado nas primeiras décadas do século XX.

New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie são alguns dos grandes nomes deste gênero musical.


Sobre o Cena Instrumental

Admirada no país e no exterior, a música instrumental ganha uma janela para o público na TV Brasil durante o programa Cena Instrumental, produção apresentada pela jornalista e cantora Bia Aparecida na telinha da emissora pública.

O Cena Instrumental busca ampliar os horizontes da música na televisão aberta ao mostrar toda a inventividade, potência e criatividade desse estilo que não se prende a gêneros ou a rótulos.

Jazz, rock, blues, regional, frevo, baião, choro e baladas são algumas das sonoridades executadas com liberdade e improvisos que atestam o virtuosismo dos convidados.

No ar aos sábados, às 23h15, o programa apresenta personalidades consagradas e também artistas da nova geração que mesmo com pouco tempo de estrada já se destacam no cenário musical.

O Cena Instrumental ainda traz entrevistas exclusivas com os convidados o que aprofunda a experiência do público com o universo da rica música instrumental brasileira.


Sobre o Partituras

Lançado pela TV Brasil em 9 de março de 2014, o programa busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta.

Além das apresentações, o Partituras ainda traz o depoimento dos artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir aspectos interessantes sobre as obras executadas.

Para a nona temporada, a atração reúne apresentações especiais em homenagem a compositores consagrados que são referência na música erudita. A produção ainda mescla concertos em grandes palcos com musicais para pequenas formações ou mesmo executados por solistas Os episódios também contam com performances de novos talentos da arte nacional e músicos brasileiros de orquestras renomadas.

Os recitais exibidos pela emissora pública na telinha podem ser conferidos semanalmente nas redes sociais do canal e no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e também por meio do endereço play.ebc.com.br. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC.

TV Brasil celebra Dia Internacional do Jazz com programação especial TV Brasil celebra Dia Internacional do Jazz com programação especial Reviewed by Pablo on abril 29, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.