Após ser exibido em festivais nacionais como a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2021) e receber indicações a diversos prêmios no Festival do Rio (2021), estreia no dia 19 de maio o novo longa-metragem de ficção de Joel Zito Araújo, “O Pai da Rita”. Veja o trailer aqui.
Produzido pela Casa de Criação Cinema, coproduzido pela Globo Filmes e com distribuição da O2 Play. O filme é uma comédia dramática que narra a história de Roque e Pudim, músicos, boêmios, e compositores da tradicional escola de samba Vai-Vai que tem como cenário o bairro do Bexiga. Entre lembranças e conflitos, os grandes amigos entram em uma guerra gerada por uma dúvida sobre o passado: Quem é o pai da Rita? Roque, Pudim ou, quem sabe, Chico Buarque? No elenco estão Ailton Graça, Jéssica Barbosa, Wilson Rabelo, Paulo Betti, Léa Garcia, Nathalia Ernesto e Elisa Lucinda. E conta com a prestigiosa colaboração de Chico Buarque. (Veja sinopse abaixo)
Considerado um dos grandes cineastas e pensadores negros do país, Joel Zito Araújo transita com desenvoltura entre o cinema documentário e de ficção, colocando o negro em cena no Brasil e no mundo. Seu primeiro longa-metragem de ficção, o “Filhas do Vento”, de 2004, ganhou 8 Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o prêmio de Melhor Diretor, e o de Melhor Filme do Festival de Tiradentes. Joel Zito dirigiu renomados filmes, como os documentários "A Negação do Brasil" (2001), vencedor do É Tudo Verdade, e "Meu Amigo Fela" (2019), que estreou no Festival Internacional de Roterdã-IFFR e ganhou o Prêmio Especial do Júri na Competição Internacional no É Tudo Verdade, os prêmios de Melhor Filme da Diáspora Africana do FESPACO/Burkina Faso, e de Ja’Net Documentário no Pan African Film Festival-PAFF em Los Angeles, entre outros. Com uma extensa obra que lhe deu 36 prêmios, atualmente Joel Zito segue a todo vapor, dirigindo a série-documental "PCC - O Poder Secreto" para a HBOMAX, e pretende entreter o público com esta mais nova comédia dramática, "O Pai da Rita", em co-produção com a Globo Filmes.
Sinopse:
Roque e Pudim, compositores da velha guarda da Vai-Vai, partilham uma kitnet, décadas de amizade, o amor por sua escola de samba e uma dúvida do passado: o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos. O surgimento da Ritinha, filha da passista, ameaça desmoronar essa grande amizade.
Ficha Técnica:
Criado e dirigido por: Joel Zito Araújo.
Argumento: Joel Zito Araújo.
Produção Executiva: Luiza Botelho Almeida e Joel Zito Araújo.
Roteiro: Di Moretti.
Roteiro inspirado livremente nas músicas “A Rita” e “O Samba de um Grande Amor” de Chico Buarque de Holanda.
Produção: Casa de Criação Cinema.
Coprodução: Globo Filmes.
Distribuição: O2 Play.