“O Pai da Rita”, dirigido por Joel Zito Araújo, estreia nos cinemas dia 19 de maio

Divulgação/Pôster do filme “O Pai da Rita” de Joel Zito Araújo

Após ser exibido em festivais nacionais como a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2021) e receber indicações a diversos prêmios no Festival do Rio (2021), estreia no dia 19 de maio o novo longa-metragem de ficção de Joel Zito Araújo, “O Pai da Rita”. Veja o trailer aqui.

Produzido pela Casa de Criação Cinema, coproduzido pela Globo Filmes e com distribuição da O2 Play. O filme é uma comédia dramática que narra a história de Roque e Pudim, músicos, boêmios, e compositores da tradicional escola de samba Vai-Vai que tem como cenário o bairro do Bexiga. Entre lembranças e conflitos, os grandes amigos entram em uma guerra gerada por uma dúvida sobre o passado: Quem é o pai da Rita? Roque, Pudim ou, quem sabe, Chico Buarque? No elenco estão Ailton Graça, Jéssica Barbosa, Wilson Rabelo, Paulo Betti, Léa Garcia, Nathalia Ernesto e Elisa Lucinda. E conta com a prestigiosa colaboração de Chico Buarque. (Veja sinopse abaixo)

Considerado um dos grandes cineastas e pensadores negros do país, Joel Zito Araújo transita com desenvoltura entre o cinema documentário e de ficção, colocando o negro em cena no Brasil e no mundo. Seu primeiro longa-metragem de ficção, o “Filhas do Vento”, de 2004, ganhou 8 Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o prêmio de Melhor Diretor, e o de Melhor Filme do Festival de Tiradentes. Joel Zito dirigiu renomados filmes, como os documentários "A Negação do Brasil" (2001), vencedor do É Tudo Verdade, e "Meu Amigo Fela" (2019), que estreou no Festival Internacional de Roterdã-IFFR e ganhou o Prêmio Especial do Júri na Competição Internacional no É Tudo Verdade, os prêmios de Melhor Filme da Diáspora Africana do FESPACO/Burkina Faso, e de Ja’Net Documentário no Pan African Film Festival-PAFF em Los Angeles, entre outros. Com uma extensa obra que lhe deu 36 prêmios, atualmente Joel Zito segue a todo vapor, dirigindo a série-documental "PCC - O Poder Secreto" para a HBOMAX, e pretende entreter o público com esta mais nova comédia dramática, "O Pai da Rita", em co-produção com a Globo Filmes.


Sinopse:

Roque e Pudim, compositores da velha guarda da Vai-Vai, partilham uma kitnet, décadas de amizade, o amor por sua escola de samba e uma dúvida do passado: o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos. O surgimento da Ritinha, filha da passista, ameaça desmoronar essa grande amizade.


Ficha Técnica:

Criado e dirigido por: Joel Zito Araújo.

Argumento: Joel Zito Araújo.

Produção Executiva: Luiza Botelho Almeida e Joel Zito Araújo.

Roteiro: Di Moretti.

Roteiro inspirado livremente nas músicas “A Rita” e “O Samba de um Grande Amor” de Chico Buarque de Holanda.

Produção: Casa de Criação Cinema.

Coprodução: Globo Filmes.

Distribuição: O2 Play.

“O Pai da Rita”, dirigido por Joel Zito Araújo, estreia nos cinemas dia 19 de maio “O Pai da Rita”, dirigido por Joel Zito Araújo, estreia nos cinemas dia 19 de maio Reviewed by Pablo on abril 11, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.