O episódio mostra a experiência da polícia da Filadélfia que há 10 anos adotou a câmera corporal
A série “Lisa Ling - Quebrando Tabus” deste domingo, primeiro de maio (21h), acompanha o trabalho dos policiais da Filadélfia, nos Estados Unidos, que usam câmeras corporais para registrar cada passo de suas atividades. O episódio “Cidade Vigiada” apresenta a experiência de um lugar que adotou a tecnologia no dia a dia de seus oficiais há pelo menos uma década.
O programa mostra que, além de coibir o abuso policial, as câmeras também servem para proteger os agentes ao esclarecer situações em que eles agem dentro da lei, embora não pareça. A jornalista americana acompanha nas ruas a rotina desses oficiais e mostra como o uso da câmera corporal está alterando o trabalho deles.
Lisa Ling flagra uma situação em que uma pessoa com transtornos mentais precisa ser removida à força. Uma imagem chocante que pode dar margem para acusações de abuso, mas as câmeras corporais conseguem mostrar exatamente o que aconteceu e comprovar que os policiais agiram corretamente.
O episódio comprova que, para utilizar um sistema como esse, é preciso muito mais do que simplesmente instalar as câmeras nos uniformes. É necessário treinamento e engajamento com a comunidade e levar em conta que a atividade coloca os profissionais continuamente sob extrema pressão.
A série “Lisa Ling - Quebrando Tabus” é exibida aos domingos, às 21hs, pela CNN Brasil.