Foto: Divulgação
Executivos da HBO Max participam de três painéis do Rio Creative Conference e antecipam detalhes de novo reality show e duas séries documentais originais da plataforma
A HBO Max marcou presença no terceiro dia de conferências do Rio2C, Rio Creative Conference, com executivos participando de discussões em três painéis: “O futuro do melodrama no centro do conteúdo original”; “Conteúdo original focado na audiência”; e ainda um especial da HBO Max, “O novo boom do conteúdo não-ficcional”.
O painel apresentado pela HBO Max, que abordou o recente crescimento de conteúdos não-ficcionais depois do período de confinamento que o mundo viveu, contou com a presença de Sergio Nakasone, Diretor Regional de Desenvolvimento de Conteúdos Não-Ficcionais da Warner Bros. Discovery da América Latina, de Verônica Villa, Head de Desenvolvimento de Conteúdos Não-Ficcionais da HBO Max, de Murilo Rosa, host de A PONTE: THE BRIDGE BRASIL, o novo reality show da HBO Max Brasil, e ainda da apresentadora Angélica, host de JORNADA ASTRAL.
Segundo Nakasone, “desde a pandemia se percebe uma excelente recepção de novos formatos não-ficcionais que nos permite sermos mais ousados em nossos conteúdos e irmos além do que vimos até agora”. Uma tendência de consumo que se observa no Brasil também. “Observa-se que o consumo brasileiro de conteúdos unscripted aumentou nos últimos quatro anos e um fator fundamental para isso foi a pandemia, já que as pessoas estavam confinadas em suas casas à procura de uma conexão humana, o contato com o outro”, acrescenta Villa.
De olho nesse fenômeno, foi confirmado que a HBO Max lança nos próximos meses as séries documentais PACTO BRUTAL: CASO DANIELA PEREZ, dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra, sobre o assassinato da filha de Gloria Perez nos anos 1990, e PCC: O PODER SECRETO, que narra a história recente de uma das mais importantes organizações criminosas do mundo que emergiu dos presídios brasileiros.
Além disso, há previsto também para esse semestre A PONTE: THE BRIDGE BRASIL, um reality show em que celebridades não têm privilégios, apresentado por Murilo Rosa. “É um reality muito querido na Inglaterra e na Espanha, e diferente de tudo que já vimos no Brasil, que ganha uma voz local ao escalar participantes já conhecidos pela audiência brasileira”, explica o apresentador da HBO Max.
Já no painel “O futuro do melodrama no centro do conteúdo original”, foram discutidos os novos formatos desse gênero na tentativa de trazer de volta o engajamento dos espectadores. Entre os convidados, estava Mônica Albuquerque, Head da Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Telesséries da Warner Bros. Discovery, que avaliou que há “uma inegável e profunda mudança na forma como o público está consumindo conteúdos hoje em dia, paralela ao retorno do melodrama em séries que trazem narrativas que o público de fato reconhece”.
O painel “Conteúdo original focada na audiência” abordou o impacto no alcance da audiência quando se define o público-alvo de um título. Segundo Marcelo Tamburri, Head de Desenvolvimento de Conteúdos de Ficção para HBO Max, “os algoritmos e os estudos de audiência nos ajudam a aperfeiçoar a intuição, e são importantes quando se pensa na singularidade daquele projeto, isto é, no desenvolvimento de uma perspectiva única de uma produção”.
A Rio Creative Conference acontece até o dia 1 de maio dentro do Rio2C, um dos maiores eventos de criatividade e inovação da América Latina, na Cidade das Artes, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.