Com novos produtos e mudanças na programação, o canal aprofunda a análise do cenário econômico-financeiro.
A CNN Brasil avança em sua posição de veículo referência em economia, mercado financeiro, negócios e empreendedorismo, agronegócio e os impactos da economia no mundo empresarial de diversos setores e no dia a dia da população. O canal dedicou alto investimento este ano para contratações de talentos, criação de novos produtos e mudanças em seus programas.
“A economia sempre foi um dos pilares principais da cobertura editorial da CNN Brasil. Entender a dinâmica da economia é muito importante para quem investe no mercado financeiro, em negócios e para os empresários que geram empregos”, diz o Vice-presidente de Conteúdo, Américo Martins. O executivo afirma que “estamos investindo ainda mais nessa área, criando novos produtos que vão trazer informações importantes para que nossa audiência tome decisões inteligentes no tempo certo”.
O CNN Soft Business, que foi criado em 2021, chega à segunda temporada com conteúdo sobre o cenário econômico e cases de empresas. Os apresentadores Fernando Nakagawa e Phelipe Siani mantém a linguagem coloquial que tornou mais fácil para os brasileiros entenderem as notícias do mundo dos negócios.
Agora em abril, a estreia do novo programa da marca Soft, o Projeto Upload, abriu o diálogo sobre empreendedorismo, transformação digital, inovação e cultura empresarial, com apresentação de Stephanie Fleury, a criadora da plataforma DinDin. O guia visual conta com convidados que são a vanguarda no assunto e o patrocínio da Amazon e da Cielo, empresa líder em soluções de pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina.
O agronegócio, um dos principais eixos do Produto Interno Bruto (PIB) do país, também ganhou mais importância. Após o bem-sucedido Boletim Conexão Agro, que estreou em novembro sob comando do jornalista Evandro Cini e patrocínio do Bradesco, outros produtos estão sendo preparados. O setor também ganhou mais espaço na programação com Carmen Perez, uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro, segundo a revista Forbes, e Marcos Fava Neves, professor de administração da FEA/USP.
Também foram contratados para falar de economia os especialistas CNN Sérgio Vale e Alexandre Schwartsman. “O Brasil enfrenta, além de sérios problemas políticos e sociais, uma crise econômica prolongada, expressa numa atividade econômica que não conseguiu, em 2021, recuperar seus níveis de 2013”, afirma Schwartsman, que preside a consultoria Schwartsman & Associado, foi diretor de assuntos internacionais do Banco Central e economista-chefe dos bancos ABN Amro e Santander. Segundo ele, “entender a estagnação é crucial para compreender o país e formular alternativas para superá-la”.
Para Sérgio Vale, "a economia sempre esteve muito presente na vida dos brasileiros, especialmente pelo impacto que tem algumas variáveis muito importantes, como inflação, juros e desemprego, entre outras”. O economista-chefe da MB Associados afirma que “entender o que está acontecendo na economia ajuda as pessoas a tomarem melhores decisões pessoais, seja de investimentos ou no dia a dia”. E destaca: "num ano eleitoral tenso como esse, isso se torna ainda mais relevante."
A apresentadora Priscila Yazbek comanda o programa semanal O grande debate investimentos, considerado uma inovação do jornalismo econômico, que se manterá por todo o ano com dois especialistas debatendo temas relacionados a investimentos, finanças pessoais e mercado financeiro. O programa Morning Call, também conduzido por Priscila, com informações diárias sobre o mercado financeiro, passou por uma reformulação e agora é um quadro dentro do novo programa CNN Money ancorado pela jornalista Thais Herédia, contando, ainda com o um podcast. O Grande debate investimentos e o CNN Money são patrocinados pelo Santander.
Todos os produtos da CNN Brasil relacionados à economia, finanças e negócios estão reunidos na editoria Business do site da marca. Além das notícias e comentários exibidos na programação da TV, a editoria multiplataforma inclui o conteúdo produzido pela CNN Rádio e perfis da empresa nas redes sociais. O lançamento mais recente, em parceria com o Santander, foi a plataforma No Lucro By CNN Soft, que trata de assuntos do universo dos investimentos e economia de forma criativa e divertida nas redes sociais, com toda a qualidade e curadoria da equipe de jornalistas e especialistas da CNN Brasil. A ideia é conversar com a audiência por meio de uma personagem que entende de mercado financeiro e, principalmente, sabe como lidar bem com o dinheiro.
A cobertura econômica conquista prêmios
Todas essas novidades chegam após o reconhecimento da qualidade da cobertura econômica da CNN Brasil, que conquistou 21 prêmios até o ano passado. Entre eles, o de melhor programa de TV para o CNN Brasil Business pelo segundo ano consecutivo. Também foi reconhecido o trabalho dos três principais especialistas em economia do canal, Fernando Nakagawa, Priscila Yazbek e Thais Herédia, que ganharam o prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2021, promovido pelo Jornalistas & Cia.