ESTREIA: 11/4, segunda-feira
Construções que Mudaram o Mundo – 22h10
Catástrofes da Engenharia – 23h
A partir de 11 de abril, o History estreia duas séries sobre engenharia: Construções que Mudaram o Mundo (The Engineering That Built the World) e Catástrofes da Engenharia (When Big Things Go Wrong). A primeira conta as histórias das grandes inovações que transformaram os Estados Unidos e permitiram construir o mundo como é hoje. A segunda examina desastres de engenharia, como colapsos de edifícios e pontes e colisões de grandes meios de transporte, e avalia os erros cometidos.
Construções que Mudaram o Mundo apresenta as histórias dos visionários por trás das construções mais épicas dos últimos dois séculos, revela fatos desconhecidos de rivalidades, egos e as brilhantes inovações por trás dos feitos icônicos da engenharia que tornaram o futuro possível. Entre eles, estão a ponte Golden Gate, a Primeira Ferrovia Transcontinental e o Canal do Panamá.
No episódio de estreia, A ferrovia transcontinental, duas companhias ferroviárias rivais, a Central Pacific e a Union Pacific, não vão parar por nada até se superarem, enquanto competem para criar o projeto de engenharia mais ambicioso do planeta: uma ferrovia sem precedentes que atravessará os Estados Unidos e ajudará a unir uma nação dividida.
Logo após, às 23h, o History estreia Catástrofes da Engenharia. Nesta nova produção, gráficos, relatos e testemunhas oculares e especialistas ajudam a desvendar os mistérios por trás de alguns dos piores desastres de engenharia do mundo, registrados em vídeo. Quando grandes máquinas, meios de transporte e estruturas feitas pelo homem falham, as consequências são avaliadas para determinar o que deu errado nos projetos.
O primeiro episódio é Sobrecarga. Em Minneapolis, a movimentada ponte I-35 desmorona na hora do rush. Mas como uma enorme ponte de aço cai sem aviso? Outros desastres de engenharia ajudam a desvendar o mistério, revelando uma conjunção de erros de cálculo fatais, além de uma terrível falta de sorte.
Classificação Indicativa: 14 anos