Divulgação / Inti Raymi, a celebração ao Deus Sol, no Peru
ESTREIA: 18/4, segunda-feira, às 22h
Estreia simultânea em VoD – Disponível no History Play
O History2 tem o prazer de anunciar a estreia exclusiva para toda a América Latina da segunda temporada da série documental de sucesso À Procura de Deus (Looking for God), na próxima segunda-feira, 18 de abril. Um registro impressionante em 10 episódios que fazem uma jornada inédita, que mergulha nas mais espetaculares, emocionais e profundas expressões religiosas e espirituais, em tempos em que o planeta ainda vive a pandemia e momentos dramáticos de guerras.
Apresentada e dirigida pelo jornalista chileno Jorge Said, esta nova temporada traz o relato em primeira pessoa de uma viagem por quatro continentes: África, Europa, América e Ásia. O Dia dos Mortos no México; a maior peregrinação da África no espetacular Gran Magal de Touba; a profunda relação dos povos indígenas com a mãe terra na América do Sul; peregrinações xiitas no Iraque; a ascensão do Talibã no Afeganistão e a fuga de Cabul de um dos últimos jornalistas estrangeiros, em meio a uma das evacuações mais caóticas da história; e o papel da fé na Ucrânia, enquanto milhões de pessoas fogem da guerra.
“Trazer para a nossa audiência os novos capítulos de À Procura de Deus é realmente um privilégio, pois seu conteúdo e produção são especialmente cativantes, mostrando como espiritualidade, religião e guerra são vivenciadas ao mesmo tempo. Desta vez, as notícias internacionais estão mais presentes do que nunca, especialmente nos episódios do Afeganistão e da Ucrânia, que mostram uma viagem pelo mundo da fé em um tempo que, sem dúvida, ficará marcado na história do século XXI”, afirma Cesar Sabroso, vice-presidente Sênior de Afiliados, Marketing e Comunicações da A+E Networks Latin America.
A nova temporada começa mostrando como era viver no Afeganistão antes, durante e depois do avanço incontrolável das milícias talibãs. Um capítulo que não apenas revelará uma história de guerra e religião, mas também um ensinamento de humanismo e fraternidade.
"Este episódio apresentou um grande desafio, pois nunca pensamos que o Talibã pudesse dominar o país em tão poucas semanas, e a angústia dos acontecimentos nos fez viver uma odisseia", disse Jorge Said, que junto com sua equipe teve que deixar as gravações para escapar e, ao mesmo tempo, ajudar um grupo de mulheres a fugir para a Espanha e a França. “Foi um daqueles grandes momentos da vida que marcam para sempre; todas aquelas famílias e mulheres que partiram conosco nos diferentes aviões nos fizeram viver a aventura mais extraordinária de nossas vidas”, confessa Said, que se tornou o último jornalista ocidental a deixar Cabul.
Entre outras novidades dessa temporada, À Procura de Deus visitará a América Latina, onde descobrirá a espiritualidade das culturas pré-hispânicas, e irá em busca da religiosidade que perdura desde os incas no Peru. Também visitará os locais onde viveram os maias e os astecas, revelará a celebração da Virgem de Guadalupe e o Dia dos Mortos no México, e, em Cuba, viverá o sincretismo religioso e a Santeria.
“À Procura de Deus é um programa único, que levará a todos os lares da América Latina conteúdos exclusivos que apresentam de forma objetiva e fascinante as diferentes formas de viver a religião em culturas tão distintas quanto as do Oriente e do Ocidente. Sem dúvida, essa série documental proporcionará à nossa audiência um espaço de informação e entretenimento por meio das telas e plataformas sob demanda de History 2”, explica Cesar Sabroso.
À Procura de Deus é uma produção do Canal 13 do Chile e uma realização do jornalista Jorge Said e sua equipe do Millenium Monde. Na primeira temporada, Said surpreendeu o público com registros de grandes romarias religiosas e, com uma câmera na mão, percorreu países como Iraque, Japão, China, Índia, Israel, onde acompanhou as mais importantes procissões espirituais do mundo, o que fez da série o programa mais assistido do History2 em 2021.
Sobre Jorge Said
Em mais de 30 anos de experiência como videoartista, diretor e produtor de TV e documentarista, o trabalho de Jorge Said inclui mais de 100 comerciais, documentários e programas de TV feitos para os Estados Unidos, França, Espanha, Canadá e Chile. Recebeu dezenas de encomendas internacionais para trabalhos artísticos que foram exibidos em diferentes festivais e exposições ao redor do mundo. Sua carreira começou em 1986, quando ganhou o primeiro prêmio no VI Festival Franco Chileno de Vídeo-Arte. Trabalhou como produtor e diretor para TVN, Canal 13, Chilevisión, Televisión Española, Canal Plus, TF1, Univisión e correspondente em zonas de guerra para jornais e outras mídias. Por seu trabalho, ele fez turnês e filmou nos cinco continentes. Suas últimas séries de TV são Repórter em tempos de crise Chilevisión, 10 x 52 min, 2017, Las Últimas Tribus Canal 13 Prime, 21 x 55 min, 2017-2019 e À Procura de Deus Canal13 Prime, 10 x 52 min, 2020 e 2022. À Procura de Deus estreou em 2021 no History Channel, tornando-se a série mais assistida do canal em toda a América Latina. Atualmente, ele está preparando o documentário Escape from Kabul, que narra a epopeia de sua fuga do Afeganistão, como um dos últimos ocidentais a sair após a tomada do poder.
EPISÓDIOS INÉDITOS – SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 22H
18/4 | EP. 1 - AFEGANISTÃO PARTE 1: OS ESTUDANTES DO ISLÃ, TALIBÃS
No Afeganistão, revisaremos o antes, o durante e o depois do avanço incontrolável dos “Estudantes do Islã”, mais conhecidos como Talibãs. Testemunharemos como a imposição da lei islâmica se tornou uma das maiores tragédias da história moderna para mulheres, artistas e minorias étnicas muçulmanas sikh, hazara e xiita que temem que os chamados "estudantes do islamismo", o Talibã, reimponham a Sharia ou a lei islâmica para regular a vida em sociedade.
25/4 |EP. 2 - AFEGANISTÃO PARTE 2: FUGA DE KABUL
Em apenas alguns dias, o Talibã tomou o poder no Afeganistão pela força. E Jorge Said foi um dos últimos jornalistas ocidentais a deixar Cabul, em meio a uma das evacuações mais catastróficas da história moderna. Vamos acompanhar, em primeira pessoa, a epopeia da sua fuga e a forma como conseguiu salvar mulheres afegãs tentando fugir do terror imposto pelos Talibãs.
2/5 | EP. 3 - PERU: A PACHAMANA
No Peru, participamos do festival Inti Raymi, a celebração ao Deus Sol realizada no meio dos Andes. Vamos em busca da religiosidade que perdura desde os tempos dos incas. Exploramos a busca pelo Deus do Mundo Andino e a sua extraordinária relação com a natureza, enquanto participamos da festa das sementes e da maior e mais numerosa peregrinação do continente americano.
9/5 | EP. 4 - TURQUIA: CAPITAL DE IMPÉRIOS E RELIGIÕES
Visitamos as igrejas da Capadócia e os legados romano e cristão em Istambul e Izmir. Logo após, participamos de uma das mais importantes celebrações muçulmanas: a Festa do Cordeiro. E em Konya exploramos como o Sufismo busca se conectar com Deus através das suas danças maravilhosas.
16/5 |EP. 5 - SENEGAL: A MAIOR PEREGRINAÇÃO DA ÁFRICA
Chegamos à Cidade Sagrada de Touba para participar da maior peregrinação da África Ocidental: o Grande Magal de Touba. Lá, conhecemos as irmandades muçulmanas na antiga capital colonial de Saint Louis e mergulhamos na vida de seu grande líder Amadou Bamba que difundiu o Islã na África negra.
23/5 | EP. 6 - LÍBANO E IRAQUE: O PARTIDO DE DEUS
No Líbano, mergulhamos no impressionante movimento do Hezbollah. Logo após, viajamos em direção à bela e mítica cidade de Karbala, no Iraque, onde testemunharemos a paixão, o fervor e a dor dos muçulmanos xiitas ao celebrar e recordar o grande sacrifício do Imam Hussein.
30/5 | EP. 7 - MÉXICO: O DIA DOS MORTOS
Viajamos pelo mundo maia, asteca e indígena para ver como as suas tradições e expressões religiosas persistem até hoje em dia. Em Pátzcuaro, assistimos à tradicional festa dos mortos e testemunhamos a combinação do mundo cristão com o indígena na peregrinação a Nossa Senhora de Guadalupe.
Em junho: Síria/Curdos e o Estado Islâmico, Cuba/La Santería e Ucrânia/Ventos de Guerra e Religião.