Consagrado ator Jofre Soares é o convidado especial desta edição
Nesta quarta-feira (9), a TV Brasil leva ao ar às 23h30 o último episódio inédito do seriado nacional Águias de Fogo. A edição de mais uma história de bravura nos ares conta com a participação do consagrado ator Jofre Soares, expoente da dramaturgia no cinema, teatro e televisão.
Clássico do gênero na TV brasileira, o programa Águias de Fogo acompanha os desafios de oficiais no céu do país. Com muita determinação, o esquadrão especial usa helicópteros e jatos em missões de resgate e no combate a criminosos. Inspirados em histórias reais, os casos da série lançada em 1968 ainda estão no aplicativo TV Brasil Play.
Durante a trama de “O Contrabando”, uma jovem percebe a ação de contrabandistas próximo à fronteira e avisa ao pai, que denuncia o crime. Quando os bandidos descobrem que foram delatados, decidem se vingar. Os oficiais precisam então cruzar o Pantanal e chegar a tempo à região para salvar a família.
Neste episódio, Jofre Soares divide o elenco com Ary Fernandes, Dirceu Conte, Edson Pereira e Roberto Bolant. Um dos mais destacados atores brasileiros, Jofre atuou em em mais de 100 filmes, entre eles “Terra em Transe” (1967) e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969), dirigido por Glauber Rocha; “Memórias do Cárcere” (1984), dirigido por Nelson Pereira dos Santos; e “Chuvas de Verão” (1978) e “Bye Bye Brasil” (1979), dirigidos por Carlos Diegues. Na televisão, participou de novelas icônicas como “Beto Rockfeller” (1968) , “Padre Cícero” (1984), “Pantanal” (1990), “Renascer” (1993), entre outras.
Sobre o seriado
O enredo da série Águias de Fogo acompanha um heroico esquadrão de aviadores em território nacional. Lançada originalmente em 1968, a obra é um marco na produção seriada de dramaturgia para televisão no país.
O programa surgiu na esteira do sucesso da pioneira e consagrada atração O Vigilante Rodoviário, primeira série filmada em película de cinema no Brasil, no início dos anos 1960. Os dois títulos foram criados, dirigidos e produzidos pelo cineasta Ary Fernandes que ainda atua no elenco de Águias de Fogo.
Os argumentos para os roteiros de Águias de Fogo baseiam-se em atos de coragem registrados nos arquivos da Força Aérea Brasileira. A trama retratada no seriado concentra em um único esquadrão da FAB, as aventuras vividas por centenas de aviadores através dos tempos.
Com edições de aproximadamente 22 minutos, os capítulos apresentam ocorrências no interior do país voltadas para o resgate e o salvamento de acidentados. A valentia é uma das qualidades dos personagens que, entre outras situações pelos ares, desempenham façanhas e prestam serviço à pátria.
O elenco principal da trama é formado por quatro atores que interpretam os aviadores de um esquadrão que defende o espaço aéreo nacional. Os protagonistas da série são Dirceu Conte (Major Ricardo), Ary Fernandes (Capitão César), Roberto Bolant (Aspirante Fábio) e Edson Pereira (Sargento Fritz).
A produção ainda contou com o ator Ricardo Nóvoa que representou o Tenente Celso nos primeiros capítulos do programa. Águias de Fogo tem participações especiais de personalidades da dramaturgia nacional como Bete Mendes, Osmar Prado, Valentino Guzzo, Jofre Soares e Francisco Di Franco.
Ao todo, o seriado teve 26 edições das quais 23 foram recuperadas pela Cinemateca Brasileira a partir dos negativos originais. A TV Brasil mostra os conteúdos restaurados desde dezembro, durante a programação especial de verão. A produtora responsável pela série Águias de Fogo é a PROCITEL.
A produção tem horário alternativo na madrugada. As aventuras do esquadrão de aviadores podem ser conferidas de quarta para quinta-feira, às 4h45. Também exibida pelo canal, a série O Vigilante Rodoviário tem maratona de episódios na madrugada de sábado para domingo, a partir das 3h45, com as incríveis histórias do vigilante Carlos com o fiel parceiro, o cão Lobo.