Produção apresenta seis documentários sobre monumentos localizados em Salvador
A segunda temporada da série documental Fortes do Brasil traça um panorama sobre a formação do sistema de defesa da Baía de Todos os Santos, em Salvador. Produção original da TV Brasil, o seriado estreia neste domingo (13), às 19h.
Com seis programas inéditos, o seriado percorre fortificações situadas na capital da Bahia. O primeiro episódio analisa a importância das estruturas construídas na orla baiana para preservar a entrada da Barra de Salvador.
A atração intercala entrevistas com pesquisadores e depoimentos de profissionais que têm trajetória envolvida com essas fortalezas. Além de imagens aéreas com paisagens incríveis, a obra ainda traz uma perspectiva histórica, cultural e turística sobre os fortes mais importantes do país.
Destaques dos novos episódios
Fatos marcantes relacionados a esses monumentos são recordados em cada edição da série. A produção resgata histórias de combates, invasões, revoltas. Na temporada baiana, a equipe do canal visita construções como os Fortes de Santo Antônio da Barra, conhecido como Farol da Barra; Santa Maria; São Diogo; São Marcelo e Nossa Senhora de Monte Serrat.
O programa aborda a proteção que tais fortalezas desempenhavam contra os ataques de piratas e corsários. A edificação desses monumentos foi uma das principais ações da coroa portuguesa para a manutenção da unidade nacional. Essas estruturas são testemunhas do passado, representam referências para o presente e podem ajudar a fazer projeções do futuro.
Os documentários realizados pela equipe da emissora pública para a série Fortes do Brasil ainda explicam outros aspectos. Além da defesa do território brasileiro, a produção aborda o cenário histórico associado às grandes navegações, às perseguições religiosas e à relação entre europeus e nativos, com diversas curiosidades da época.
Com sete episódios, a primeira temporada destacou conjunto de fortificações que formavam o sistema defensivo da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, a estrutura reunia dez edificações construídas às suas margens.
Ficha Técnica
Direção: Leonardo Dias e Poliana Guimarães
Roteiro: Leonardo Dias
Consultoria história: Adler Homero
Produção executiva: Leonardo Dias e Poliana Guimarães
Produção: Joana Moscatelli
Gênero: documentário
Episódios: 6
Duração: 26 min.
Ano: 2022
Classificação indicativa: Livre