Matérias serão exibidas no Repórter Brasil Tarde e Repórter Brasil edição da noite
"O carro do futuro" é o tema da série inédita de matérias especiais sobre o crescimento da eletromobilidade no país, que vai ao ar nos dias 09, 10 e 11 de março na TV Brasil. Com reportagem de Flávia Grossi, a série tem exibição nos telejornais Repórter Brasil Tarde e Repórter Brasil, às 12h15 e 19h respectivamente.
No ano passado, foram emplacados quase 35 mil carros elétricos, um aumento de 77% na comparação com o ano de 2020 e de 195% em relação a 2019. Foi o melhor resultado da série histórica, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, e a frota nacional já conta com mais de 77 mil veículos em circulação.
As matérias mostram que entre as vantagens dos carros a bateria está a economia com a manutenção, que pode ser 90% mais em conta do que os veículos a combustão. Usuários, como o engenheiro Bruno Cecchetti, também citam a economia com o combustível, que pode chegar a 80%, mesmo com a conta de energia elétrica na bandeira 2.
Durante a série, os telejornais revelam que empresas especializadas em fabricar estações de recarga já estão instalando os equipamentos em condomínios do Rio de Janeiro e que a tecnologia também está ganhando espaço no setor público. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, por exemplo, terceirizou caminhões 100% elétricos. A iniciativa começou em 2019; hoje são dezesseis veículos do tipo e o plano é substituir os mais de 300 carros da frota até 2023.
Entre os destaques da produção jornalística está a história de Thiago, que complementa a renda como motorista de aplicativo. Em 2019, ele investiu em um modelo elétrico. Por ano, a economia com o automóvel já chega a quase R$ 17 mil.
O valor de um carro elétrico é maior do que os similares a gasolina e o modelo mais barato fica em torno de R$ 160 mil. Mas, segundo a Bloomberg, empresa norte-americana que fornece dados do setor energético, entre 2025 e 2027 os modelos elétricos serão mais baratos do que os carros a combustão. O motivo é a redução no preço das baterias.
De acordo com as reportagens, o preço final já poderá cair no Brasil a partir do ano que vem, quando está prevista a inauguração de uma montadora brasileira do setor no Sul do país. A capacidade de produção promete ser de dez mil unidades por ano.
O modelo 100% nacional é mais compacto: tem apenas três rodas e capacidade para dois passageiros. O veículo deve custar a partir de R$ 90 mil, 60% abaixo do que o concorrente importado mais barato do mercado. Para a associação que promove essa tecnologia no país, a eletromobilidade estará no centro da economia mundial.
Ficha Técnica:
Reportagem: Flávia Grossi
Editor de Texto: Rafael Cardoso
Editor de Imagem: Fabio Melo
Produção: Juliana Dias
Imagens: Luís Araújo e Ronaldo Parra
Auxiliar de Cinegrafia: Felipe Messina e Yuri Freire
Jornalismo diário na emissora pública
Para deixar o público informado, a grade da TV Brasil contempla programas jornalísticos de segunda a sexta-feira. Diariamente, às 07h30 vai ao ar o Repórter Nacional e, em seguida, às 8h, o Brasil em Dia.
Na faixa vespertina, os telejornais locais são exibidos às 12h, com 15 minutos de duração. Sempre ao vivo e com um olhar atento para o que é notícia, o Repórter Brasil Tarde tem encontro com o público às 12h15.
À noite, às 19h, o Repórter Brasil faz a cobertura dos principais acontecimentos do dia no país e no mundo. Na sequência, às 19h40, o Stadium traz pautas sobre esportes de todas as modalidades, dos radicais aos de aventura, passando pelos olímpicos e paralímpicos.