Traçado da construção se destaca na paisagem soteropolitana
Neste domingo (3), a TV Brasil exibe, às 19h, o quarto episódio inédito da segunda temporada da série Fortes do Brasil. Durante a edição, o seriado documental visita o Forte de São Diogo, um dos grandes símbolos da arquitetura militar na cidade de Salvador, na Bahia.
Com linhas arrojadas para a época em que foi erguido, o traçado do Forte de São Diogo se destaca na paisagem soteropolitana e encanta os turistas com muita história, cultura e belezas naturais. Construído no Morro de Santo Antônio, do lado direito da praia do Porto da Barra, o Forte está localizado onde anteriormente ficava o Castelo do Pereira.
Para falar da importância histórica e cultural do monumento, a produção entrevista o historiador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Adler Homero; o gestor dos fortes, do Comando 6ª Região Militar, Capitão Marco Antônio; o historiador César Ornellas; o arquiteto Mário Mendonça; o historiador e professor Pablo Iglesias Magalhães; o geógrafo Bira; o técnico em audiovisual Lucas Sá; e o pescador e mergulhador Mário Bruno.
A fortificação, erguida em uma posição privilegiada dentro da Baía de Todos os Santos, foi de suma importância para reforçar a defesa do Porto da Barra. Com o apoio do Forte de Santa Maria, seu objetivo era impedir o desembarque de qualquer inimigo naquele acesso ao sul da cidade de Salvador.
A construção do Forte de São Diogo remonta ao governo geral de D. Diogo de Meneses Siqueira (1609-1613), com planta do engenheiro-mor e dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco de Frias da Mesquita (1603-1634). Atualmente, o monumento encontra-se sob a guarda do Exército Brasileiro.
Sobre a produção
A segunda temporada da série documental Fortes do Brasil traça um panorama sobre a formação do sistema de defesa da Baía de Todos os Santos, em Salvador. Produção original da TV Brasil, o seriado percorre fortificações situadas na capital da Bahia em seis edições de 26 minutos.
Com direção de Leonardo Dias e Poliana Guimarães, a atração intercala entrevistas com pesquisadores e depoimentos de profissionais que têm trajetória envolvida com essas fortalezas. Além de imagens aéreas com paisagens incríveis, a obra ainda traz uma perspectiva histórica, cultural e turística sobre os fortes mais importantes do país.
Fatos marcantes relacionados a esses monumentos são recordados em cada episódio da série. A produção resgata histórias de combates, invasões e revoltas. Na temporada baiana, a equipe do canal visita construções como os Fortes de Santo Antônio da Barra, conhecido como Farol da Barra; Santa Maria; São Diogo; São Marcelo e Nossa Senhora de Monte Serrat.
Os documentários realizados pela equipe da emissora pública para a série Fortes do Brasil ainda explicam outros aspectos. Além da defesa do território brasileiro, a produção aborda o cenário histórico associado às grandes navegações, às perseguições religiosas e à relação entre europeus e nativos, com diversas curiosidades da época. O mote da série é "Fortes do Brasil, nossa história gravada em pedra".
Em cartaz aos domingos, às 19h, a produção da TV Brasil pode ser acompanhada em horário alternativo na programação durante a madrugada de domingo para segunda, às 2h. O conteúdo ainda está nas redes sociais e nas plataformas digitais do canal.
Com sete episódios, a primeira temporada destacou conjunto de fortificações que formavam o sistema defensivo da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, a estrutura reunia dez edificações construídas às suas margens.