Seriado documental da TV Brasil visita Forte de São Diogo


Traçado da construção se destaca na paisagem soteropolitana


Neste domingo (3), a TV Brasil exibe, às 19h, o quarto episódio inédito da segunda temporada da série Fortes do Brasil. Durante a edição, o seriado documental visita o Forte de São Diogo, um dos grandes símbolos da arquitetura militar na cidade de Salvador, na Bahia.

Com linhas arrojadas para a época em que foi erguido, o traçado do Forte de São Diogo se destaca na paisagem soteropolitana e encanta os turistas com muita história, cultura e belezas naturais. Construído no Morro de Santo Antônio, do lado direito da praia do Porto da Barra, o Forte está localizado onde anteriormente ficava o Castelo do Pereira.

Para falar da importância histórica e cultural do monumento, a produção entrevista o historiador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Adler Homero; o gestor dos fortes, do Comando 6ª Região Militar, Capitão Marco Antônio; o historiador  César Ornellas; o arquiteto Mário Mendonça; o historiador e professor Pablo Iglesias Magalhães; o geógrafo Bira; o técnico em audiovisual Lucas Sá; e o pescador e mergulhador Mário Bruno.

A fortificação, erguida em uma posição privilegiada dentro da Baía de Todos os Santos, foi de suma importância para reforçar a defesa do Porto da Barra. Com o apoio do Forte de Santa Maria, seu objetivo era impedir o desembarque de qualquer inimigo naquele acesso ao sul da cidade de Salvador.

A construção do Forte de São Diogo remonta ao governo geral de D. Diogo de Meneses Siqueira (1609-1613), com planta do engenheiro-mor e dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco de Frias da Mesquita (1603-1634). Atualmente, o monumento encontra-se sob a guarda do Exército Brasileiro.


Sobre a produção

A segunda temporada da série documental Fortes do Brasil traça um panorama sobre a formação do sistema de defesa da Baía de Todos os Santos, em Salvador. Produção original da TV Brasil, o seriado percorre fortificações situadas na capital da Bahia em seis edições de 26 minutos.

Com direção de Leonardo Dias e Poliana Guimarães, a atração intercala entrevistas com pesquisadores e depoimentos de profissionais que têm trajetória envolvida com essas fortalezas. Além de imagens aéreas com paisagens incríveis, a obra ainda traz uma perspectiva histórica, cultural e turística sobre os fortes mais importantes do país.

Fatos marcantes relacionados a esses monumentos são recordados em cada episódio da série. A produção resgata histórias de combates, invasões e revoltas. Na temporada baiana, a equipe do canal visita construções como os Fortes de Santo Antônio da Barra, conhecido como Farol da Barra; Santa Maria; São Diogo; São Marcelo e Nossa Senhora de Monte Serrat.

Os documentários realizados pela equipe da emissora pública para a série Fortes do Brasil ainda explicam outros aspectos. Além da defesa do território brasileiro, a produção aborda o cenário histórico associado às grandes navegações, às perseguições religiosas e à relação entre europeus e nativos, com diversas curiosidades da época. O mote da série é "Fortes do Brasil, nossa história gravada em pedra".

Em cartaz aos domingos, às 19h, a produção da TV Brasil pode ser acompanhada em horário alternativo na programação durante a madrugada de domingo para segunda, às 2h. O conteúdo ainda está nas redes sociais e nas plataformas digitais do canal.

Com sete episódios, a primeira temporada destacou conjunto de fortificações que formavam o sistema defensivo da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, a estrutura reunia dez edificações construídas às suas margens.

Seriado documental da TV Brasil visita Forte de São Diogo Seriado documental da TV Brasil visita Forte de São Diogo Reviewed by Pablo on março 31, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.