Inspirado em livro homônimo de Daniela Arbex, documentário “Holocausto Brasileiro” aborda os horrores vividos no Hospital Colônia de Barbacena (MG), também conhecida como “Cidade dos Loucos”; Filme vai ao ar no canal dia 1/4, 23h
Na sequência, SescTV exibe o curta “Crianças Autistas”, de Lucila Meirelles, sobre o universo de crianças com autismo
Imagem do filme Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex e Armando Mendz
Estreiam no SescTV os documentários “Holocausto Brasileiro” e “Crianças Autistas”. Os filmes vão ao ar a partir das 23h do dia 1 de abril, e também estarão disponíveis sob demanda no site do canal a partir desta data.
Dirigido por Armando Mendz e Daniela Arbex, autora de livro homônimo laureado com Prêmios Jabuti e APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) na categoria de melhor livro-reportagem, “Holocausto Brasileiro” retrata a trajetória de pacientes maltratados e torturados no Hospital Colônia de Barbacena - história conhecida como genocídio brasileiro. Fundado em 1903 para tratar de pessoas com tuberculose e problemas psiquiátricos, o hospital passou a receber as pessoas que não eram benquistas pela sociedade: prostitutas, alcoólatras, pobres e homossexuais. Foi fechado no fim da década de 80, após mais de 60 mil mortes decorrentes de tortura, violações de direitos, fome e esquecimento.
Na sequência de Holocausto Brasileiro, o canal exibe “Crianças Autistas”, de Lucila Meirelles. trata-se de um documentário sobre crianças com autismo, em que a cineasta utiliza o silêncio, olhares e o movimento que integram a linguagem vivenciada por elas para apresentar uma cidade sob esta perspectiva.