Após ser uma janela de exibição para mais de 45 Festivais de Cinema durante a pandemia, InnSaeiTV identifica tendência e está preparada para fortalecer os festivais híbridos
|
O isolamento social transformou os cenários, comportamentos e rotinas, em todo o mundo. Atividades culturais e de entretenimento foram obrigadas a se adaptar para não ter perdas financeiras ou sofrer impactos em seus calendários. Enquanto os eventos presenciais não eram permitidos, uma das soluções foi transferir a experiência física para o universo online. Porém, com a melhoria do cenário pandêmico e a gradual retomada da rotina presencial, surge uma nova tendência: os eventos híbridos.
De acordo com pesquisa do LinkedIn, 52% dos entrevistados afirmaram que a oportunidade de aumento do público foi muito maior com os eventos virtuais. Essa percepção também chegou à indústria cinematográfica. Um exemplo é o Globo de Ouro 2021, que aderiu ao formato híbrido, sem plateia presencial e com os indicados em casa. A ação segue os protocolos de saúde e segurança, mas também aponta para um novo comportamento do mercado.
Na InnSaeiTV, os organizadores dos festivais relatam benefícios com as exibições online. Durante a pandemia, a plataforma de streaming se transformou na “Casa dos Festivais”, e a tecnologia foi um ponto a favor. Foram exibidos mais de 45 festivais de cinema nacionais e internacionais e mais de 2800 produções.
“Foi uma fase difícil e de readaptação. Sabemos que este é um novo desafio, mas vamos superar mais uma vez e encontrar possibilidades inovadoras. A prática de festivais híbridos apresenta vantagens e benefícios tanto para a organização, quanto para quem gosta de acompanhar as produções cinematográficas. O formato híbrido promove a ampliação de acesso à cultura, diversifica o público e é mais uma janela de exibição”, afirma Bia Ambrogi, CEO da InnSaeiTV.
A tendência é que os festivais unam a experiência obtida com as transmissões online às sessões e eventos presenciais. Este movimento é legítimo nessa nova fase, ainda incerta. O Festival de Cinema de Vitória se antecipou e é um dos que confirmaram o formato híbrido. Em Novembro de 2021, a 28ª edição do festival foi exibida na InnSaeiTV, quando também foi confirmada a versão presencial do evento, agendada para Junho de 2022.
A InnSaeiTV transmitiu, entre outros, os festivais: Festival de Cinema de Brasília; Festival de Cinema do Rio; FIM - Festival Internacional de Mulheres no Cinema e o DH Fest Festival de Cultura em Direitos Humanos e FriCine - Festival Internacional de Cinema Socioambiental. O Festival Mix Brasil 2021 foi um dos que aderiu o formato híbrido, mesclando o virtual com o presencial.
Eventos híbridos pelo mundo
A transmissão de eventos em plataformas não impede a realização do formato presencial. O futebol adota essa prática há anos, transmitindo as partidas para aqueles que não conseguiram comparecer aos jogos. O Infinity Hollywood Festival, evento que une a tecnologia do Vale do Silício com os talentos de Hollywood, realizou sua edição anual de 2021 de forma híbrida, assim como o Essence Music Festival, festival de cultura musical estadunidense.
“Ao oferecer experiências híbridas a essência do cinema não é perdida. Este modelo veio para ficar, pois promove maior visibilidade, com acesso para pessoas do mundo todo, ampliação de mercado e novas possibilidades. Ao tornar o festival híbrido, tornamos a cultura acessível e democrática, não há distinção de público. De acordo com a nossa avaliação, as próximas edições de todos os festivais de cinema transmitidos pela InnSaeiTV serão realizados no formato híbrido”, finaliza Bia.
InnSaeiTV
Lançada em agosto de 2020, a plataforma de streaming e programação ao vivo InnSaeiTV foi desenvolvida por Bia Ambrogi e Fernanda Senatori, com tecnologia de ponta para uma segunda onda de inovação na indústria. Pensada para mudar o rumo do setor, a InnSaeiTV é 100% nacional e está disponível para todas as telas - celular, tablet e SmartTV - e com aplicativo para iOS e Android. Conhecida como a Casa dos Festivais, a InnSaeiTV hospeda a maior parte dos festivais brasileiros na versão online, ampliando acesso à cultura e avançando também para o mercado Sulamericano. A plataforma ainda oferece programação e conteúdo diversos, canais temáticos, ao vivo, speeches, séries e shows. O cadastro é gratuito com sessões abertas, fechadas por assinatura ou em formato pay-per-view.