Sexta-feira, 4 de março
Sessão Família – Menino Maluquinho 2 – A Aventura
14h00, na TV Brasil
País: Brasil. Ano: 1998. Gênero: comédia, aventura. Direção: Fernando Meirelles. Elenco: Samuel Costa, Fernanda Guimarães, João Romeu Filho, Samuel Brandão, Julieta Castro, Cauã Bernard Souza, Stênio Garcia, Nelson Dantas, Antonio Pedro, Cláudio Cavalcanti, Lu Grimaldi, Flávio Migliaccio, Pedro Bismarck, Ziraldo.
Maluquinho (Samuel Costa) vai passar as férias de julho com o vovô Tunico (Stênio Garcia), um inventor que mora numa pequena comunidade no interior de Minas Gerais.
Com seus amigos Junim (Samuel Brandão), Lúcio (Cauã Bernard Souza), Bocão (João Romeu Filho) e Nina (Fernanda Guimarães), o garoto tenta ajudar o avô a conseguir verba para a comemoração do centenário da cidade. Para demonstrar força e poder, o prefeito Costa (Nelson Dantas) se recusa a liberar o dinheiro.
Paralelamente, as crianças fazem amizade com uma entidade chamada Tatá-mirim (Antônio Pedro) que se assemelha a uma labareda. Porém, surge outra entidade para levar essa chama para o centro da Terra, antes que ela fique muito fraca e se apague para sempre.
Inspirada na obra do cartunista Ziraldo, que participa do filme, o longa-metragem marca a estreia do cineasta Fernando Meirelles como diretor. O elenco da comédia ainda traz personalidades da dramaturgia nacional como Cláudio Cavalcanti, Pedro Bismarck, Flávio Migliaccio e Lu Grimaldi.
Reprise. 90 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 14h00
Sexta-feira, 4 de março
Cine Nacional – Insônia
22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de sexta-feira, dia 4/3, para sábado, dia 5/3)
País: Brasil. Ano: 2013. Gênero: comédia romântica. Direção: Beto Souza. Elenco: Lara Rodrigues, Daniel Kuzniecka, Luana Piovani.
O filme narra os conflitos de Cláudia (Lara Rodrigues), uma adolescente de 15 anos, órfã de mãe desde os cinco e que mora com o pai, Rafael (Daniel Kuzniecka). A família veio da Argentina para o Brasil após a perda.
Cláudia tenta viver uma vida normal enquanto aprende a cuidar de uma casa e de seu pai, além de precisar lidar com o mundo. Ela não namora ninguém e o pai não se casa de novo. Foi desta forma que os dois se organizaram tacitamente para lidar com as perdas do passado.
Tudo pode mudar quando sua amiga Andreia (Luana Piovani), de 28 anos, conhece Rafael e os dois começam a namorar, apesar da diferença de 20 anos entre os dois. A relação deixa Cláudia ainda mais desconfortável e confusa. A jovem se vê obrigada a amadurecer muito cedo e acaba dividida entre a amizade e o ciúme.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha, o longa-metragem acompanha o olhar da adolescente Cláudia, que fica perplexa com tantas novidades na vida: uma nova amiga, uma mulher para o pai viúvo e um menino para, finalmente, namorar.
Reprise. 91 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 22h30
Horário: 03h45 (madrugada de sexta-feira, dia 4/3, para sábado, dia 5/3)
Sábado, 5 de março
Cine Retrô – Zé do Periquito
18h00, na TV Brasil
País: Brasil. Ano: 1960. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Ismar Porto. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Nena Viana, Amélia Bittencourt.
Em "Zé do Periquito", Amácio Mazzaropi interpreta Genó, um tímido e pobre jardineiro de um colégio que se encanta por uma das alunas, Carmem. A jovem é filha de um empresário bem-sucedido que passa por dificuldades financeiras.
Para poder conquistar a moça, Genó deixa o emprego de jardineiro e vai para outra cidade onde trabalha com seu realejo em busca de dinheiro. O realejo fica famoso e, em pouco tempo, Genó consegue uma pequena fortuna.
As filmagens foram realizadas nos Estúdios da Vera Cruz, com locações em Santos. O longa conta ainda com números musicais de Mazzaropi, Agnaldo Rayol e Hebe Camargo, Cely Campello, Tony Campello, George Freedman, Paulo Molin e Carlão.
Reprise. 100 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 18h00
Sábado, 5 de março
Cine Retrô – Vai que é Mole
21h30, na TV Brasil
País: Brasil. Ano: 1960. Gênero: comédia. Direção e roteiro: J.B. Tanko. Elenco: Ankito, Grande Otelo, Renata Fronzi, Anilza Leoni, Renato Restier, Otelo Zeloni, Pedro Dias, Armando Ferreira, Jô Soares, Carlos Imperial, Carlos Costa, Maria Augusta, Aurino Cassiano, Aurélio Teixeira. Produção: Herbert Richers.
Macio (Ankito) e Brancura (Grande Otelo) são dois ladrões recém-saídos da cadeia. Eles recebem como "herança" um garoto, Zé Maria (Aurino Cassiano), que modifica suas vidas.
De volta à gangue em que atuava, a dupla rouba a bolsa da bailarina Lea (Anilza Leoni), mas resolve devolvê-la. Ambos querem mudar de vida já que Zé Maria precisa de bons exemplos na sua educação.
Na trama, Lea trabalha na TV e uma colega jornalista transforma o caso em notícia. O chefe da gangue, Dureza (Aurélio Teixeira), não fica satisfeito e toma satisfações com Brancura e Macio por abandonarem a "profissão".
Com a notoriedade, as propostas de trabalho aparecem, e ambos são aceitos num banco. Ao perceberem uma oportunidade, Dureza e seu bando armam um assalto.
Um produtor de TV, Gianini (Otelo Zeloni), planeja um golpe publicitário para o produto que agencia: os dois ladrões regenerados teriam roubado outra bolsa para pegar o elixir capilar Sansão. Porém, Brancura é careca e o programa não dá sorte.
Em busca de vingança, Dureza telefona para a polícia e o comendador (Armando Ferreira), dono do elixir Sansão, e denuncia a dupla. Os dois são presos e Dureza assalta a casa do comendador.
Esclarecida a situação na delegacia, Macio e Brancura vão no encalço de Dureza e evitam o assalto. Chegam ainda a tempo de alcançar o programa de TV em que Brancura seria homenageado. No final, Brancura e Lea acabam namorando.
Reprise. 97 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 21h30
Domingo, 6 de março
Sessão Família – Uma Amizade Verdadeira
14h00, na TV Brasil
Título original: Marshall, The Miracle Dog. País: Estados Unidos. Ano: 2015. Gênero: drama. Direção: Jay Kanzler. Elenco: Shannon Elizabeth, Matthew Settle, Lauren Holly, Lucas Carrol, Bill Chott.
Um menino de 13 anos, Finn (Lucas McHugh Carroll), torna-se alvo de valentões em sua nova escola. Intimidado no colégio, ele está se sentindo sem esperança até que encontra o cachorro labrador Marshall, com quem cria um imediato laço de afeto.
O animal está enjaulado em condições deploráveis, após ser capturado por um colecionador de cães que maltrata os bichos. Consciente, o garoto sabe que deve resgatar Marshall. Finn que cuidar de seu novo amigo que está ferido e precisa de um veterinário com urgência.
A trama de companheirismo entre Finn e Marshall obteve reconhecimento no circuito da sétima arte. O drama "Uma Amizade Verdadeira" recebeu o Prêmio de Escolha do Público de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de St. Louis. O longa também foi premiado como Melhor Filme de Família no Wild Rose Film Festival e no Belleville News Democrat.
Reprise. 90 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 14h00
Domingo, 6 de março
Cine Retrô – Simbad, o Marujo Trapalhão
16h00, na TV Brasil
País: Brasil. Ano: 1975. Gênero: comédia. Diretor: J.B. Tanko. Elenco: Renato Aragão, Dedé Santana, Carlos Kurt, Rosina Malbouisson, Edson Rabello, Jorge Cherques, Edson Rabello.
Empregados em um circo, Kiko (Renato Aragão) e Duda (Dedé Santana) se envolvem em uma grande confusão, quando Kiko é confundido com o trapezista Simbad (Edson Rabello). O trapalhão é raptado pelos capangas do mágico Ali Tuffi (Carlos Kurt), que já possui o gênio da lâmpada mágica, mas precisa de Simbad para localizar a pedra filosofal com a qual terá fortuna e poder.
Na tentativa de ajudar os amigos, Simbad e a namorada Luciana (Rosina Malbuisson) também acabam prisioneiros no navio dos bandidos. Depois de uma sucessão de correrias, com a lâmpada mágica passando de mão em mão, os heróis são bem-sucedidos e Kiko usa a pedra filosofal para duplicar Luciana pela qual é apaixonado.
Inédito. 90 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 16h00
Domingo, 6 de março
Cine Retrô – De Pernas pro Ar
20h00, na TV Brasil
País: Brasil. Ano: 1957. Gênero: comédia musical. Diretor: Victor Lima. Elenco: Ankito, Grande Otelo, Renata Fronzi, Renato Restier, Costinha, Wilson Grey, Darcy Coria, Fininho, Roberto Duval, Otelo Zeloni, Jorge Murad, Roberto Luna, Joel Vaz, João Péricles, Procopinho, Moacyr Deriquem.
Benedito (Anktio) é um humilde empregado de um Teatro de Revista que espera uma chance para se tornar artista. Depois de estragar o número de Dom Ramiro (Fininho), o rapaz é despedido e vai se encontrar com seu amigo camelô, Faísca (Grande Otelo).
Os dois resolvem vender brinquedos contrabandeados na porta de um banco. Eles não sabem que naquele momento está ocorrendo um assalto no local cometido pelos bandidos Navalhada (Renato Restier) e seus dois capangas, Mindinho (Costinha) e Caveirinha (Wilson Grey).
Acidentalmente, as maletas com bugigangas de Benedito e Faísca é trocada pela dos três criminosos que acabam de sair do banco. A perseguição envolve ainda dois "rapas" e só termina quando, ajudados por uma corista, Benedito e Faísca participam involuntariamente de um número musical do espetáculo da companhia de teatro.
Com direção de Victor Lima, a comédia "De Pernas pro Ar" reúne personalidades como Ankito, Grande Otelo e Costinha. A produção de humor tem diversos números musicais. Os artistas do elenco participam de algumas peças. Determinadas canções ganham interpretação de astros como Emilinha Borba, Nelson Gonçalves e Cauby Peixoto, entre outros.
Reprise. 82 min.
Classificação Indicativa: 10 anos
Horário: 20h00
Domingo, 6 de março
Cine Nacional – Uma Loucura de Mulher
22h30, na TV Brasil
País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: comédia. Direção: Marcus Ligocki. Elenco: Mariana Ximenes, Bruno Garcia, Miá Mello, Sergio Guizé, Guida Vianna, Luiz Carlos Miele, Zéu Britto, Augusto Madeira, Claudio Mendes, Erom Cordeiro, Roberta Gualda, Ildi Silva
Lúcia (Mariana Ximenes) é uma ex-bailarina que abandonou os palcos, sua grande paixão, por conta da carreira do marido Gero (Bruno Garcia), um político deslumbrado com a possibilidade de se tornar governador. O casal tem uma briga séria na festa de lançamento da candidatura de Gero.
Cercada de pessoas em quem não pode confiar, Lúcia é acusada de estar com a sanidade mental abalada. A esposa do político se lança em uma fuga para não ser levada a uma clínica psiquiátrica e acaba no Rio de Janeiro, na casa de seu falecido pai, lugar para o qual havia prometido que jamais voltaria.
Confusa, Lúcia viaja ao Rio de Janeiro e se esconde em um apartamento onde passou parte da juventude. Ali, ela reencontra uma antiga vizinha e seu primeiro namorado, pessoas que podem mudar o rumo da sua vida.
É no Rio, onde viveu a infância e parte da adolescência, que Lúcia vai recuperar suas lembranças e reencontrar partes importantes de sua vida que haviam se perdido com o tempo. Procurada por Gero, sob a pressão da irreverente vizinha Rita (Guida Vianna) e diante das fantasias provocadas por seu primeiro amor, Dr. Paulo Raposo (Sérgio Guizé), Lúcia vai reassumir as rédeas da sua vida.
"Uma Loucura de Mulher" registra ainda um dos últimos momentos do ator Luiz Carlos Miele no audiovisual brasileiro. No papel do senador Waldomiro, encarregado por avalizar a candidatura de Gero, Miele protagoniza uma das cenas mais marcantes do filme: a do comportamento abusivo contra a personagem de Mariana Ximenes.
Reprise. 92 min.
Classificação Indicativa: 12 anos.
Horário: 22h30
Domingo, 6 de março
Cine Retrô – Jeca Tatu
03h30, na TV Brasil (madrugada de domingo, dia 6/3, para segunda-feira, dia 7/3)
País: Brasil. Ano: 1959. Gênero: comédia. Direção: Milton Amaral. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Marlene França, Nicolau Guzzardi, Nena Viana.
Inspirado no personagem de Monteiro Lobato, Jeca Tatu é um caipira muito preguiçoso que vive em uma cidade do interior de São Paulo com sua esposa e filha.
Jeca é um roceiro ocioso de dar dó, mas essa indolência está com os dias contatos, pois seu ranchinho está ameaçado pela ganância de latifundiários sem coração. Agora, o protagonista vai precisar colocar em prática todo seu jeito matreiro para conseguir seu cantinho de terra.
Clássico da filmografia de Amácio Mazzaropi, o filme é uma declarada homenagem ao conterrâneo Monteiro Lobato, criador do personagem homônimo na obra "Urupês".
Na trama, Mazzaropi trata com singeleza a figura do homem do campo e a questão da reforma agrária.
Reprise. 100 min.
Classificação Indicativa: 14 anos
Horário: 03h30 (madrugada de domingo, dia 6/3, para segunda-feira, dia 7/3)