Após mais de três meses de espera, a Fórmula 1 está de volta à tela da Band a partir deste domingo, 20 de março. O primeiro GP do ano será realizado no Bahrein, às 11h30, com transmissão para todo o Brasil. A temporada 2022 contará com 23 corridas, mas após o fim do contrato do Grande Prêmio da Rússia, ainda falta o anúncio sobre o país substituto. Segundo o calendário oficial, serão três classificações Sprint: nos GPs da Emilia-Romagna, Áustria e São Paulo. O formato, no entanto, sofreu algumas alterações. Nas estatísticas da F1, a pole position não será mais computada para o vencedor da Sprint, no sábado, mas sim de quem tiver feito o melhor tempo na classificação de sexta-feira. Além disso, os oito primeiros pilotos passam a pontuar ao invés de apenas os três primeiros. O término do mundial está previsto para 20 de novembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Todas as disputas vão ao ar ao vivo na TV aberta e nas rádios Bandeirantes e BandNews FM, enquanto os treinos classificatórios serão transmitidos pelo canal BandSports. “No ano passado, conseguimos trazer os amantes da modalidade para a Band e conquistamos novos adeptos, por isso as expectativas para a próxima temporada são as melhores possíveis. Continuaremos mostrando uma cobertura completa com o antes, durante e depois das corridas. Hoje, a Fórmula 1 é um dos principais produtos da casa e é motivo de muito orgulho para todos nós. O sucesso comercial e de audiência demonstra que estamos no caminho certo”, afirma Denis Gavazzi, diretor de Esportes da Band e do BandSports. Narrador oficial do mundial, Sergio Mauricio faz um panorama do atual cenário. “É uma temporada imprevisível, com novos carros, novos pneus e com certeza tão emocionante como no ano passado. Algumas equipes vão sair na frente, mas espero muito equilíbrio a partir da metade do campeonato”, declara ele, indicando alguns nomes para o público ficar de olho. “George Russel vai poder mostrar todo o seu talento agora como companheiro de Lewis Hamilton na Mercedes. Lando Norris e Carlos Sainz também devem ser observados. E, é claro, o atual campeão Max Verstappen, que corre com o número 1 estampado no seu Red Bull”. O comentarista Reginaldo Leme, que já acompanhou de perto mais de setecentas corridas, destacou as últimas mudanças. “Há muitos anos, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e os organizadores de grandes prêmios procuram encontrar uma forma de equilibrar as forças entre as equipes. Várias normas foram mudadas, inclusive para facilitar a ultrapassagem, tornando a competição mais interessante, mas nenhuma mudança drástica havia ocorrido nos últimos 35 anos como esta que está acontecendo agora. Com as novas regras e os carros novos, é como se começassem tudo do zero e acredito que agora encontraram o caminho. Tanto é que nos testes foi possível ver Ferrari e McLaren andando bem mais perto das equipes da frente, que são Red Bull e Mercedes”. Felipe Kieling será o responsável pelas reportagens in loco nas primeiras etapas, enquanto Mariana Becker se recupera de uma cirurgia no tornozelo. “É uma responsabilidade enorme poder trabalhar na principal categoria do automobilismo. É um sonho sendo realizado, então dá um frio enorme na barriga. Por outro lado, eu me cobro muito mais para poder tentar manter o mesmo nível. A Mariana deixou a barra da cobertura lá em cima. Estou super feliz com essa oportunidade, mas torcendo por uma rápida recuperação dela”, entrega o correspondente. Antes da temporada passada, a Band havia transmitido o mundial pela última vez em 1980. Após 41 anos, o evento voltou para a emissora. O grid das marcas principais terá Claro, Heineken, Ipiranga, Renault e Santander, todas com cotas master. “A F1 elevou nosso patamar de audiência. Teremos oportunidades de exposição incríveis para as marcas ao longo das 23 corridas que vão reunir uma das mais talentosas gerações de pilotos”, avalia Cris Moreira, diretor geral de Comercialização do Grupo Bandeirantes. Além da exibição das corridas, haverá uma cobertura extensa com conteúdo jornalístico em todas as plataformas de comunicação do canal. |