Ba Da Bean, produção que inclui Brasil-México-EUA, se destaca pelo modelo inovador de produção e faz sucesso no discovery+ e Discovery Kids
Crédito: Divulgação
Animação, sucesso no Brasil e na América Latina, é um projeto da Chatrone América Latina e Birdo Studio em parceria com Discovery Kids
Uma série de animação infantil é criada e desenvolvida no Brasil, com roteiros escritos em inglês e português por uma equipe de roteiristas brasileiros e americanos, gravada originalmente em inglês e animada por brasileiros e mexicanos, para ser exibida em toda a América Latina, e depois conquistar o mundo. Assim poderíamos resumir a produção da série Ba Da Bean, a primeira parceria entre as empresas Chatrone (Festa no Céu, Gaby Estrella e Juacas) e Birdo (Oswaldo, Ninjin, Cupcake e Dino), duas produtoras experientes no mercado global.
Por trás desse intercâmbio de produção que atravessa fronteiras mundo afora, há um processo criativo profundamente inovador que superou os desafios da pandemia, demandou o uso de tecnologia de ponta, especialistas de diversos países e contou com uma equipe de produção e criação robusta, com cerca de 400 profissionais envolvidos. Ba Da Bean estreou em novembro passado na plataforma discovery+ no Brasil, no canal Discovery Kids nos outros países da América Latina e está pronta para ser lançada em outros territórios. Algumas características do projeto ajudam a visualizar a sua dimensão e alcance.
Criado originalmente no Brasil por Carina Schulze, showrunner da série, e Pedro Eboli, Ba Da Bean contou com a participação de núcleos de produção em três países: Brasil, Estados Unidos e México. Para dar início a essa jornada entra em campo o departamento de desenvolvimento da Chatrone, que montou uma equipe de roteiristas brasileiros e americanos. A união deste time com o experiente departamento de arte da Birdo possibilitou uma troca de conhecimentos e experiências sobre criatividade, trazendo à tona questões universais da prática artística. Este foi um dos fatores que possibilitou a apresentação de diferentes saberes das Artes de forma divertida para um público plural de crianças.
A etapa de animação contou com a participação de dois grandes estúdios Latinoamericanos: a Birdo, no Brasil, e a Ánima Studio, do México. Para garantir a produção simultânea de duas linhas de animação em dois países diferentes, foi necessário uma equipe robusta para coordenar os processos e assegurar a liberação dos materiais de maneira rápida, eficiente e com qualidade.
"O projeto tem um conceito forte que nos levou a fazer uma produção global. Decidimos fazer parte da animação no México para estabelecer esse laço de produção com a América Latina e conseguirmos um intercâmbio de tecnologia com um estúdio de grande porte (Ánima), que tinha no currículo projetos importantes para plataformas de streamings. Desde que o projeto foi pensado, a Discovery Kids sempre foi considerado o canal perfeito para o Bean, tanto por seu público quanto por sua presença forte na América Latina, o que seria uma oportunidade de estreitar esses laços com países latino-americanos", conta Carina Schulze, uma das criadoras e showrunner da série, sócia da Chatrone.
O Discovery Kids entrou no projeto em 2017 pelas mãos de Adriano Schmid, diretor de produção sênior canal. E foi justamente em janeiro de 2020, logo antes do surgimento das restrições mundiais impostas pela pandemia, que começou a fase de produção. Inicialmente planejado para ser produzido de forma física, com a chegada da pandemia o projeto se viu obrigado a se tornar virtual. Em meio às dificuldades e limitações impostas pelo isolamento social, o projeto foi gerido pelo Shotgrid, software de gestão de projetos de animação, que possibilitou a produção virtual de Ba Da Bean. Aliado a um time de tecnologia extremamente competente, foi possível criar um fluxo de trabalho eficaz sem que nenhum dos profissionais se encontrasse pessoalmente. Apesar das adversidades encontradas no caminho, houveram também oportunidades incríveis, como a possibilidade de participação de colaboradores de diversas regiões do Brasil.
Apesar da criação brasileira, o idioma original da série é o inglês. E diferentemente do que costuma acontecer, em Ba Da Bean a dublagem em português não foi feita após a entrega final. Esse processo foi incorporado na produção da série, com a participação direta das equipes de Direção, Roteiro e Composição Musical na adaptação e localização para o Brasil. Isso permitiu que a série já nascesse bilíngue, pronta para o mercado global.
"Foi um super desafio de produção, com um regime de trabalho 100% remoto, entregas de episódios simultaneamente em dois idiomas, e uma equipe de produção distribuída em três países. Além disso, não tínhamos como gravar as vozes com os atores no início da pandemia, então os storyboards foram feitos todos com voz guia e a voz original foi gravada posteriormente. Esse processo é diferente dos outros projetos, mas nos permitiu revisar e melhorar os diálogos e a qualidade dos episódios", lembra Luciana Eguti, produtora executiva da série.
Um diferencial para a série é abordar um universo de ficção para crianças ambientada num lugar comum para todos nessa fase da vida: a sala de arte. Para trabalhar este aspecto, antes do início das salas de roteiro e ainda antes das restrições impostas pela pandemia, foi realizado um Writer’s Summit com a participação dos cabeças criativos do projeto do Brasil e Estados Unidos, que contou com aulas de história da arte, visitas guiadas a museus e um workshop de arte-educação, ministrado pela arte-educadora Claudia El Bayeh Dehé, que guiou a equipe na incorporação de conceitos do universo infantil.
"Trazer conceitos contemporâneos sobre a arte-educação trouxe para a equipe bastante diversa uma compreensão diferente sobre as possibilidades de exploração de múltiplas linguagens, como as artes visuais, a dança, a música e o teatro, além de mostrar que as crianças desenvolvem habilidades e competências durante experiências e vivências investigativas que vão além do reproduzir uma obra de arte”, explica Claudia.
Por conta desse processo único e complexo, tanto de criação como de produção, o projeto proporcionou um espaço de troca e integração de uma diversidade de estilos, pensamentos e culturas, capazes de construir uma série de animação apaixonante como nenhuma outra, e que discute temas universais profundos mas cheios de diversão. Afinal, criatividade, curiosidade e adaptação às diferentes formas de ver o mundo é o que move e traz alegria para as crianças, e claro, todos nós.
Sobre Ba Da Bean
Ba Da Bean é uma coprodução da Birdo e da Chatrone para o Discovery Kids, criada por Carina Schulze e Pedro Eboli. A animação, voltada para crianças de 4 a 8 anos, conta a história do brotinho de feijão Bean, que nasce num copinho de algodão a partir de um experimento científic0 e migra para a colorida sala de artes para viver diversas aventuras com seus amigos e vizinhos. O programa busca que todos encontrem seu lado artístico da forma divertida, afinal a arte pode brotar em qualquer lugar!
Sobre a Chatrone
Chatrone é uma produtora audiovisual de animação e live-action fundada em 2007 com escritórios em Los Angeles e São Paulo. São produtores do longa de animação “Festa no Céu” (“The Book Of Life”) em parceria com Guillermo Del Toro. O filme recebeu indicações em festivais como Globo de Ouro, Critics Choice Awards e Producers Guild of America e ainda ganhou um Annie Awards na categoria de Melhor Design de personagem. No Brasil é conhecida pela produção de um longa e três temporadas da série musical “Gaby Estrella” e pela série de ação e aventura “Juacas”, ambos indicados ao Emmy Kids e ganhadores de diversos prêmios, e pela série de ação “Sem Volta”.
Sobre a Birdo
A Birdo é um estúdio independente de animação, fundado e gerenciado pela dupla de artistas Luciana Eguti e Paulo Muppet, que desenvolve e produz conteúdo brasileiro para um público global desde 2005. Suas séries em animação originais foram líderes de audiência em seus segmentos, venceram prêmios importantes como o primeiro lugar do Prix Jeunesse Ibero-Americano, figuraram entre as melhores estreias do ano pelo New York Times e foram traduzidas para 26 línguas, estando presentes em 196 territórios ao redor do globo. O estúdio também é conhecido pelo trabalho de criação de personagens, que inclui Vinicius e Tom, mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e recordistas de licenciamento da história dos Jogos.
Sobre o discovery+
discovery+ é o serviço definitivo de streaming da vida real da Discovery, Inc. discovery+ apresenta mais de 25 mil episódios de programas clássicos e atuais do portfólio icônico de canais da Discovery, além de uma ampla gama de séries originais e exclusivas dispostas em segmentos nos quais as marcas Discovery têm uma forte posição de liderança, incluindo Kids, Família, Casa e Decoração, Comida, Sobrevivência e Aventura, Relacionamentos, Crime, Paranormal e Mistério, Saúde e Estilo de Vida, documentários de alta qualidade, além de Natureza e Animais, Ciência e Tecnologia e Motores. Para mais informações, visite discoveryplus﹒com﹒br e também em uma variedade de plataformas e dispositivos.
Sobre o Discovery Kids
Discovery Kids é o canal pré-escolar líder da TV por assinatura na América Latina, oferecendo conteúdos premium para crianças de 4 a 8 anos. O canal celebra a alegria de ser uma criança real, incluindo a todas e apreciando suas diferenças e individualidades, encorajando-as a se divertirem enquanto exploram seu mundo.
©2022 Discovery Inc., LLC, Discovery Kids e a logo Discovery Kids são marcas registradas da Discovery Inc. LLC. Todos os direitos reservados.