A entrevista será exibida pelo Jornal da CNN desta terça-feira
O âncora da *CNN Brasil*, *William Waack*, entrevista o procurador-geral da República, *Antônio Augusto Aras*, nesta terça-feira, dia *15 de fevereiro*. A entrevista será exibida pelo *Jornal da CNN*, a partir das *21h30*.
*Augusto Aras* está no cargo desde 28 de setembro de 2019, quando substituiu a então procuradora-geral *Raquel Dodge*, que encerrou o mandato. O jurista e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) foi indicado pelo presidente *Jair Bolsonaro*, embora não fizesse parte da lista tríplice dos nomes mais votados pelos membros do Ministério Público Federal, como é de praxe para a escolha do ocupante do cargo. Aras foi aprovado pelo Senado Federal com *68 votos favoráveis* e dez contrários.
O procurador-geral da República tem a função de representar os interesses da União e fiscalizar o cumprimento da lei. O titular do cargo comanda o Ministério Público Federal, que fiscaliza as ações dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Por isso, uma das principais atribuições do procurador-geral da República é ser ouvido em todos os processos dos tribunais superiores (STF, STJ e TSE) e na apresentação de denúncias criminais contra as autoridades com foro privilegiado. Quando Aras tomou posse, a investigação mais famosa que ocorria no país era a *Operação Lava-Jato* e, entre os demais assuntos polêmicos investigados, estavam o desmatamento, irregularidades em fundos de pensão, trabalho escravo e situação das barragens das mineradoras.
*O Jornal da CNN é exibido de segunda a sexta-feira, às 21h30, e sábado, às 20h, pela CNN Brasil.*