Maior floresta tropical do planeta contribui para equilíbrio climático
O quarto episódio de Nossos Biomas que a TV Brasil exibe neste domingo (20), às 19h, vai desbravar a Amazônia, maior floresta tropical do planeta. Nesta edição inédita, a série documental revela como o local contribui para o equilíbrio climático e como seu ecossistema se renova ao longo do tempo.
Durante o programa de domingo, o seriado destaca porque a floresta Amazônica é um dos últimos lugares do mundo onde se consegue observar a natureza em seu estado mais selvagem. Rica em biodiversidade, há tantos tipos de plantas e animais diferentes que até hoje existem espécies que ainda não foram descobertas pelos pesquisadores.
Com 60% de sua área situada no Brasil, a Amazônia passa por todos os Estados da região Norte do país, além de Mato Grosso e Maranhão. Pela extensão de seu território, esse bioma pode ser visto pela pluralidade de suas realidades.
A série da emissora pública mostra que a floresta abriga a maior quantidade de povos indígenas do Brasil, muitos deles sem contato regular com o mundo exterior. Dela surgem as chuvas que regulam o clima da América do Sul e em suas matas existem plantas que curam as mais diversas doenças.
De cheios à vazantes, os ciclos dos rios da Bacia Amazônica também influenciam os tipos de paisagem desse ecossistema, com matas de terra firme e matas de várzea, além de igapós e manguezais.
A Amazônia possui uma complexa rede biológica que não se degenera nem entra em colapso: as paisagens trazem uma sensação de que a vida na Terra começou ali. A floresta é cercada de mistérios que sobrevivem no imaginário coletivo e busca alternativas para se preservar, sem deixar de lado suas riquezas naturais e os povos originários.
Sobre a produção
As belezas naturais do país encontradas em regiões de Mata Atlântica, Pampa, Pantanal, Caatinga, Amazônia e Cerrado são apresentadas na série original Nossos Biomas, atração inédita que a emissora pública apresenta em seis documentários sobre a fauna e a flora do território nacional.
Com imagens aéreas de tirar o fôlego que revelam paisagens paradisíacas, o programa sobrevoa, adentra e mergulha na biodiversidade brasileira. A série é uma produção da própria da TV Brasil em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
As edições do seriado são dedicadas a biomas típicos do país. Cada documentário salienta um conjunto de ecossistemas que apresentam características em comum. Os biomas combinam espécies da vida vegetal e animal que vivem ao ar livre em condições semelhantes.
Os seres vivos dos diferentes biomas brasileiros podem ser identificados pela proximidade regional de seus habitats. Essa familiaridade considera aspectos geológicos e climáticos que influenciam os processos de formação da determinada paisagem.
A obra leva o telespectador em jornadas incríveis para se contemplar espécies que só aparecem em um certo ecossistema. A proposta é acompanhar a revoada de aves silvestres, admirar a vegetação endêmica e ouvir o som da água corrente de cachoeiras. No ar, na terra e no mar, a câmera da TV Brasil acompanha o movimento dos animais na vida selvagem.
Além da abundância de recursos minerais e espécies da fauna e da flora presentes no território nacional, os biomas do Brasil ainda representam ambientes de importante riqueza natural para o planeta. Mesmo com a fartura de diversidade, as comunidades biológicas do país compartilham uma coincidência de fatores em prol da sua regularidade em cada região específica da sua biota.