O sambista Cartola (Foto: Divulgação/Curta!On)
SELEÇÃO REÚNE DOCUMENTÁRIOS SOBRE VELHA GUARDA DA PORTELA, BATERIA DA MANGUEIRA, CARTOLA, CLARA NUNES, CLEMENTINA DE JESUS, TERESA CRISTINA, ENTRE OUTROS NOMES DO SAMBA
Como diria a canção, o “samba agoniza, mas não morre”. Esse ritmo tão brasileiro continua vivíssimo e, no Curta!On – Clube de Documentários, promete romper o silêncio de mais um ano sem carnaval. A plataforma de streaming, disponível no NOW - da Claro / NET - e no Tamanduá.TV (https://tamandua.tv.br/
A seleção conta com os documentários “Coração do Samba”, “Clementina”, “O Mistério do Samba”, “Cartola – Música Para os Olhos”, “Clara Estrela” e com os episódios: “Ó Abre Alas” da série “101 Canções Que Tocaram o Brasil”; “Teresa Cristina”, de “As Canções da Minha Vida”; “Samba”, de “Danças Brasileiras”; além do capítulo “Tia Surica”, da série “Expresso”.
Confira mais detalhes da seleção:
“Coração do Samba”
Um passeio pelos bastidores da bateria de uma escola de samba, orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo. Centrado na Mangueira e narrado por Elmo dos Santos, filho do fundador da bateria da escola, o documentário se debruça sobre um exuberante universo de musicalidade e de paixão pela percussão. Direção: Theresa Jessouroun. Duração: 72 min. Classificação: 12 anos.
“O Mistério do Samba”
Com direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, "O Mistério do Samba" retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou, recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz. O documentário conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. Direção: Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor. Duração: 88 min. Classificação: Livre.
“Clara Estrela”
Clara Nunes é, até hoje, um fenômeno absoluto na história da música brasileira. Conhecida pela mistura de ritmos e pluralidade musical, a cantora e compositora conquistou o Brasil e o mundo com sambas como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. O documentário “Clara Estrela” resgata a carreira da artista, com a narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados de entrevistas de rádio e TV. Direção: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir. Duração: 71 min. Classificação: Livre.
“Clementina”
O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro-brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas. Direção: Ana Rieper. Duração: 75 min. Classificação: Livre.
“Cartola – Música Para Os Olhos”
A trajetória de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, baluarte da Estação Primeira de Mangueira e um dos mais importantes músicos do samba brasileiro. Em paralelo à história do artista, o filme reflete sobre a construção da memória do país. Direção: Hilton Lacerda, Lírio Ferreira. Duração: 88 min. Classificação: 10 anos.
“As Canções da Minha Vida” (Série) – Episódio: "Teresa Cristina"
“As Canções da Minha Vida” é um grande painel da música brasileira, mostrando quais as músicas que influenciaram artistas importantes. Neste episódio, Teresa Cristina
“101 Canções Que Tocaram o Brasil” (Série) – Episódio: “Ó Abre Alas”
As marchinhas reinavam absolutas no início do século XX. Mas depois de muitos carnavais, o samba mandou avisar que já estava pronto para entrar na festa. Direção: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre.
“Danças Brasileiras” (Série) – Episódio: “Samba”
O samba é a cara do Brasil: de marginal passou a herói; de ritmo perseguido pelas elites do início do século, virou símbolo nacional. O samba era proibido, o pandeiro era proibido. Suas origens são danças africanas: o lundu, cateretê e o batuque. E suas influências ainda hoje estão fortemente presentes. Direção: Belisário Franca. Duração: 25 min. Classificação: Livre.
“Expresso” (Série) – Episódio: “Tia Surica”
A sambista carioca Iranette Ferreira Barcellos, conhecida como Tia Surica, é uma das mais importantes integrantes da velha-guarda da Portela. Ao narrar um pouco de sua vida, ela termina por revelar a trajetória da própria escola. Fala de personalidades, tradições, encontros, feijoadas e religiosidades, que integram a história do samba. Direção: Hilton Lacerda, Joaquim Castro. Duração: 26 min. Classificação: Livre.