|
O *CNN Soft Business* desta *quinta-feira, dia 17 de fevereiro, às 22h30*, explica o que é e para que serve a *NFT*, sigla para *Tokens Não Fungíveis*. As NFTs ganharam enorme relevância no universo da *blockchain* e das *criptomoedas*, movimentando *44 bilhões de dólares*no ano passado, segundo relatório da *Chainalysis*. Não é à toa que muita gente quer entender melhor esse assunto: a procura por informações sobre NFT cresceu 5 mil por cento na busca do Google no ano passado e a sigla foi considerada pelo tradicional *Collins* como *“a palavra de 2021''*.
*Phelipe Siani e Fernando Nakagawa* conversam com *Ricardo Azevedo*, CEO da *Stonoex*, empresa que lida com aplicações financeiras da tecnologia no Brasil. O executivo explica como nascem os milhares de dólares em negociações desses arquivos digitais. “São projetos de construção em que as pessoas acreditam que aquilo tem valor. Não existe, no mundo, nenhum caso em que uma obra com selo NFT foi lançada e logo vendida por um preço alto”, revela. O executivo afirma que todos os projetos foram criados com um forte ambiente de promoção, como também acontece com produtos no mundo físico.
Entre os famosos investidores em NFT está o jogador *Neymar*, que gastou *6 milhões de reais* na compra de uma obra digital da *Bored Ape Yacht Club (BAYC)*, a coleção de 10 mil desenhos únicos de animais entediados. A figura de um macaco aborrecido virou avatar do perfil do atleta nas redes sociais e outras celebridades, como o cantor *Justin Bieber*, também adquiriram desenhos do gênero.
De acordo com especialistas ouvidos pelo *CNN Business*, uma vantagem do selo de certificação NFT é garantir direitos autorais de artistas e criadores. O professor da Fundação Getúlio Vargas *Adrian Kemmer*, especialista em negócios da tecnologia, diz que muita gente ainda desconfia de um mercado que paga por um arquivo facilmente copiável pela internet. Porém, na opinião dele, o NFT é um símbolo de uma era que aponta para que tudo na rede venha a ter um dono. “Ele lançou aquele vídeo ou aquela foto, é dele e, no caso do NFT, ele tem o registro de ter sido o primeiro a ter colocado na rede”, afirma. *Adrian Kemmer* alerta, porém, que ainda não foi criado um sistema para rastrear essas obras. Segundo ele, essa economia está em evolução e deve levar à criação de um mecanismo similar ao praticado pelas plataformas pagas de filmes e músicas.
Porém, os investidores precisam ficar atentos, porque o mercado de NFTs não é regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários no Brasil e já foram detectados negócios envolvendo lavagem de pelo menos *9 milhões de dólares* no ano passado, em todo o mundo.
O CNN Soft Business é exibido às quintas-feiras (22h30), com reprise aos sábados (17h15), domingos (02h20 e 21h) e segundas (00h45).