|
O “Pets Extraordinários” deste *sábado, 26 de fevereiro, às 23h*, revela como são captadas as imagens nos habitats naturais dos animais selvagens. Nessas situações, entram em campo os bichos espiões, feitos com alta tecnologia e arte para que fiquem idênticos aos animais de verdade que vivem soltos na natureza. Esses robôs podem se disfarçar de qualquer criatura, como pinguins, hipopótamos e até crocodilos.
O episódio mostra que leva meses para cada animal espião ser desenvolvido, envolvendo o trabalho de especialistas de várias áreas. O esforço, que conta até com profissionais da indústria cinematográfica, é para que os movimentos destes robôs sejam o mais realista possível. Isso permite que os animais de verdade se aproximem das imitações e imagens espontâneas incríveis sejam gravadas. Os espiões selvagens ajudam os pesquisadores a descobrir os hábitos dos animais, entre outras informações importantes para a ciência.
O “Pets Extraordinários” desta semana também mostra a difícil tarefa de levar os robôs animais a regiões tão remotas quanto a Antártica. E como garantir que os animais reais não sejam hostis às criaturas tecnológicas.
*O programa “Pets Extraordinários” tem o comando de Glória Vanique e é exibido pela CNN Brasil, aos sábados, às 23h, com reapresentação no domingo, às 13h45.