Embora quase tudo na capital catalã pare sempre que seus dois maiores times, FC Barcelona e RCD Espanyol, se enfrentam em LaLiga, a cidade também vive e respira futebol 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos 363 dias do ano em que o derby não está sendo disputado!
O ponto central da visita da maioria dos fãs de futebol à cidade será o Camp Nou do Barcelona ou o estádio RCDE do Espanyol, seja para assistir a uma partida pessoalmente ou visitar seu museu e passeios impressionantes.
No entanto, há muito mais futebol para experimentar em Barcelona, e não apenas nos dias de jogos de LaLiga. A maioria dos pontos turísticos mais populares tem ligações com um ou ambos os maiores clubes de futebol da cidade, enquanto os visitantes que sabem onde procurar podem aprender muito mais sobre a história da cidade e do esporte.
1. Las Ramblas / Canaletes
A avenida central Las Ramblas de Barcelona, que liga as áreas comerciais e comerciais ao Mar Mediterrâneo, é um lugar ideal para absorver a atmosfera da cidade na chegada.
Las Ramblas tem lojas onde você pode facilmente comprar ingressos, camisetas ou souvenirs para os jogos do Barcelona ou Espanyol, enquanto você também pode conhecer "Ronaldinho de Las Ramblas", uma personalidade local que alegremente faz malabarismos com sua bola enquanto posa para fotos com os visitantes.
No final da cidade, em Las Ramblas fica a Font de Canaletes, uma fonte modesta que ganha vida sempre que o Barcelona ganha um troféu com fãs reunidos para celebrar noite adentro. A tradição remonta à década de 1930, quando o primeiro jornal esportivo da cidade, La Rambla, teve seus escritórios aqui mesmo. A maneira mais rápida, naqueles dias pré-internet, de saber os resultados de sua equipe era se reunir do lado de fora e esperar que os editores pendurassem um quadro-negro com a pontuação rabiscada. Como os tempos mudam!
A uma curta caminhada de cinco minutos está o restaurante ‘Chalito’ do ex-atacante do Barça, Luis Suarez, na Rambla Catalunya, 12, onde fãs de todos os clubes são convidados a degustar fast food de inspiração sul-americana.
2. Gaudi, arquiteto visionário e fã de futebol
O visionário do início do século 20, Antoni Gaudi, é o arquiteto catalão mais famoso de todos os tempos e os visitantes de Barcelona costumam visitar pelo menos uma das famosas e inacabadas catedral da Sagrada Família, o mágico Parc Guell e o museu Art Nouveau Casa Vicens.
No entanto, poucos dos que visitam suas obras hoje sabem que Gaudi era, na verdade, um grande fã de futebol. Ele amava tanto o jogo que o estádio do primeiro time de futebol de sua cidade natal, Riudoms, foi construído em um terreno doado por sua família em 1923.
Não se sabe se Gaudí estava no primeiro derby catalão registrado em dezembro de 1900, já que os trabalhos estavam em andamento no local da Sagrada Família quando as equipes jogaram um empate sem gols a uma curta distância no Camp de l'Hotel Casanovas.
Esse local agora abriga o Hospital de Sant Pau, outro edifício impressionante do movimento Art Nouveau catalão, projetado pelo contemporâneo Lluis Domenech i Montaner de Gaudí, atualmente aberto ao público como um museu e galeria.
3. Diagonal
O primeiro jogo do FC Barcelona foi disputado em 1899 no Velodromo de la Bonanova, então um campo poliesportivo fora do centro da cidade. Agora é o tranquilo Turo Parc, um pequeno parque isolado perto da movimentada Avenida Diagonal.
Em 1922, o Barça mudou-se para Les Corts, o bairro onde hoje fica o Camp Nou. Os visitantes do estádio podem primeiro parar no atmosférico Cementerio de Les Cortes, o local de descanso final dos heróis Blaugranas que partiram, incluindo o fundador do clube Hans Gamper, Laszlo Kubala, Cesar Rodriguez, Paulino Alcantara e Josep Samitier.
O Espanyol também mudou muito em seus primeiros dias, jogando alguns de seus primeiros jogos em campos ao lado da famosa praça de touros "Plaza de Toros de las Arenas" da cidade. Com o interesse pela tourada diminuindo na região ao longo dos anos, ‘Las Arenas’ foi remodelado em um edifício multiuso com modernos espaços de exposição, um extenso centro comercial e vários restaurantes.
4. Montjuic
Com vista para a cidade de Barcelona está a montanha de Montjuic, com seu Estadi Olimpic Lluis Companys, que ainda ostenta sua bela fachada Art-Nouveau dos anos 1920.
Montjuic sediou a única final da Copa del Rey no derby catalão até o momento, vencida por 1 a 0 pelo Barça em 1957. Foi também o principal estádio dos Jogos Olímpicos de 1992, onde as lendas do Barça Pep Guardiola e Luis Enrique, bem como o futuro lateral-esquerdo do Espanyol, Jose Emilio Amavisca, conquistaram ouro na final do torneio de futebol para a Espanha.
Espanyol chamou o estádio de 60.000 lugares de casa entre 1997 e 2009, celebrando muitas noites especiais lá, incluindo o 100º aniversário do clube, antes de se mudar para o RCDE Stadium nos subúrbios da cidade.
O Estadi Olimpic agora hospeda regularmente eventos de futebol americano, rúgbi e atletismo, bem como concertos musicais de grandes artistas internacionais, como Bruce Springsteen e Coldplay. Pode ser visitado gratuitamente quase todos os dias do ano e as vistas deslumbrantes sobre a cidade e o mar desde o topo da colina merecem a subida.
Montjuic também abriga o clube de tênis Pompeya, cujo restaurante testemunhou um dos momentos mais famosos da história do Blaugrana em dezembro de 2000, quando o ex-jogador e diretor Charly Rexach assinou um primeiro contrato para Lionel Messi, então com 12 anos nas costas de um guardanapo. O resto, como dizem, é história.
5. Da praia para um jogo
A maneira mais fácil de voltar ao centro saindo de Montjuic é pegar o teleférico até a área portuária de Barceloneta. De lá, é só arrastar a bola diagonal de Sergio Busquets ou Sergi Darder para a praia, outro dos locais de visita obrigatória da cidade.
Mais adiante na água, passando o Parc de la Ciutadella e o Casino, está a praia de Bogatell, onde postes permanentes são fixados na areia, esperando o início dos jogos improvisados de futebol de praia.
Você pode acompanhar o Derby entre Espanyol e Barcelona domingo (13), às 17h, nos canais esportivos do Grupo Disney e no serviço de streaming Star+!
Não é só Futebol. É LaLiga.
#PlayLaLigaSantander